Mais de cem tratores bloquearam a rodovia
Cerca de 1200 agricultores bloquearam com máquinas, nesta sexta-feira (21), desde as 9h, o km 273 da BR 285, trecho de Mato Castelhano, na região de Passo Fundo. O protesto foi contra a demarcação de terras indígenas para desapropriação. O trânsito no local era liberado a cada 30 minutos e houve congestionamento em ambos os sentidos da pista.
A manifestação contou com a participação dos deputados federais, Luis Carlos Heinze e Alceu Moreira. Gilmar Sossela, deputado estadual também prestigiou o evento, assim como o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, que demonstrou total apoio a causa, evidenciando que a cooperativa sempre estará ao lado dos produtores. "Essa mobilização terá consequências significativas para o desenvolvimento dessa questão, estamos juntos, organizados e é assim que nós agricultores devemos agir para enfrentar esses problemas", disse.
Durante o manifesto foi iniciada uma coleta de assinaturas de um documento contra a demarcação das terras em Mato Castelhano e região. O objetivo é reunir mais de vinte mil assinaturas, que serão encaminhadas para Brasília e constará nos altos do processo.
Entenda o caso:
Os indígenas reivindicam 60 mil hectares no Estado, sendo que grande parte das terras ficam nos municípios de Passo Fundo, Getúlio Vargas, Erebango, Erechim, Vicente Dutra, Mato Castelhano, Ciríaco, Gentil, Marau e demais cidades da região. Somente nas proximidades de Mato Preto, que compreende Getúlio Vargas, Erebango e Erechim, são 350 propriedades rurais atingidas e aproximadamente 300 famílias de agricultores.