O Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou que fará auditoria no sistema de defesa agropecuária da produção de suínos do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. A garantia foi dada pelo próprio ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, durante reunião com lideranças dos estados.
Depois de meses de cobrança por parte do setor, a medida tem o objetivo de abrir novos mercados na União Europeia. "O ministério acolheu o pleito dos estados e vai atendê-los, verificando a qualidade dos serviços de defesa e outros requisitos sanitários", frisou o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, que esteve no encontro.
Para o secretário da Agricultura do RS, João Carlos Machado, o envio de carne bovina para a UE é um indicativo de que o RS está no caminho certo."Precisamos estender essa condição aos suínos." Segundo o diretor do Sips, Rogério Kerber, agora é hora de revisar os pontos e, depois, formalizar pedido para a UE auditar. Desde 2009, o bloco analisa a exportação, mas sem definição.
Fonte: Correio do Povo
.........................................................................................................
OUTRAS INFORMAÇÕES DO DIA:
Perdas na agricultura devido às chuvas superam R$ 700 milhões
Os prejuízos causados pelas chuvas no setor agrícola em novembro de 2009 e no início de janeiro deste ano chegam a R$ 717 milhões, segundo levantamento da Emater/RS divulgado esta semana. As áreas que registraram fortes precipitações estão localizadas em 65 municípios das regiões da Depressão Central e dos vales dos rios Taquari e Pardo. Foram atingidas 1.010 localidades, num total de 37.824 propriedades rurais, basicamente da agricultura familiar.
De acordo com a Emater, ocorreram prejuízos nas atividades produtivas e na infraestrutura das propriedades e nas estradas vicinais, bem como na rede elétrica e de telecomunicação. Foi afetada a produção de olerícolas (1.509 produtores atingidos), fruticultura (1.192 produtores), floricultura (271 produtores), leite (1.786 produtores) e de animais diversos (644 produtores). Também foi contabilizada a morte de 4,5 mil cabeças de suínos e de 151 mil frangos.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
........................................................................................................
Chile e RS trocam experiências
Técnicos do Rio Grande do Sul e do Chile debateram, ontem, na Secretaria da Agricultura, os programas de rastreabilidade adotados nos rebanhos. Os chilenos apresentaram um sistema que permite o controle do gado por meio de um software que recebe, à distância, as informações emitidas pelos chips situados nos brincos dos animais.
Fonte: Correio do Povo