A abertura oficial do Pavilhão da Agroindústria Familiar aconteceu na tarde desta segunda - feira (4) no parque da Expodireto Cotrijal em Não Me Toque. Na Oportunidade estiveram presentes o Governador Tarso Genro, o Secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e cooperativismo Ivar Pavam, o Secretário estadual da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, o presidente da Cotrijal Nei César Mânica e demais autoridades.
Durante a abertura foi entregue pelo próprio governador do Estado, o certificado de cadastro de n° 1000 do programa estadual de Agroindústria Familiar do governo do Estado do RS, para a agroindústria Embutidos Lajeado Henrique, ao proprietário da mesma, Natalino Paulino Gewinski, de Erechim.
Nei César Mânica em sua mensagem falou da importância da agricultura familiar para a feira e para a Cotrijal e também deixou um desafio, “no ano que vem quero ver todas as agroindústrias familiares já liberadas pelos seus municípios durante o ano de 2013.” Segundo ele, se esse é o modelo, se isso é o que se quer , é preciso então se fazer ações e resolver o problema , porque os agricultores precisam trabalhar com a garantia de poder comercializar seus produtos.
Em seu pronunciamento o Governador do Estado, Tarso Genro, ressaltou que a agricultura familiar não pode somente ser apenas subsidiada e sim tem que ser valorizada pela sua qualidade e pelo espaço de grande importância que ocupa na sociedade. Segundo ele, o governo do Estado está investindo 170 milhões de reais por ano na Emater, para que justamente as famílias atendidas tenham cada vez mais o apoio e assistência técnica que precisam e que merecem.