Consideradas um dos principais canais de comunicação entre o associado e a cooperativa, as reuniões de núcleo são realizadas no início do ano para discutir os assuntos que serão levados à Assembleia Geral Ordinária, como destinação das sobras de balanço, avaliação do ano que passou e projeção das ações e investimentos para o próximo exercício.
Pelo calendário aprovado, as reuniões iniciam no dia 29 de janeiro e se estendem até 12 de fevereiro. A primeira comunidade a ser visitada pela direção da cooperativa, dia 29, é Victor Graeff. O encontro, durante a noite, vai envolver também os núcleos de Linha Glória, Linha Jacuí, Posse Serrito, São José do Umbú e São Pedro do Cerrito.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ressalta a importância da participação do associado nas reuniões lembrando que é o momento em que ele pode se inteirar sobre os projetos desenvolvidos pela cooperativa no ano que passou e sugerir melhorias e investimentos para o próximo exercício. "É a oportunidade para debatermos perspectivas e ouvirmos do associado suas preocupações, propostas e sugestões", destaca o presidente, fazendo um apelo para que associados e seus familiares participem das reuniões, inclusive crianças e adolescentes, que vão desenvolver, sob a coordenação de duas profissionais da área de educação, atividades lúNOTICIAS e recreativas de estímulo à cooperação, além de ter a chance de concorrer ao cargo de líder mirim no seu núcleo.
O gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, área que coordena o processo de organização do quadro social, lembra que neste ano não serão eleitos os líderes de núcleo nas reuniões. A pedido dos associados, a eleição dos líderes vai acontecer na metade do ano, durante a realização do Projeto Participação em Família, em que a Cotrijal vai até cada um dos 49 núcleos para discutir assuntos de interesse do quadro social. Implantado em 2009, o projeto teve plena aceitação por parte dos produtores. "A reunião em cada núcleo oportuniza uma grande troca de ideias, que contribui para o crescimento do produtor e da cooperativa", ressaltaram os líderes durante a reunião desta sexta-feira, após apresentação do resultado do projeto pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista.
DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS DAS REUNIÕES
O calendário da rodada 2010 das reuniões de núcleo da Cotrijal ficou assim definido:
29/01 - 20 horas - Victor Graeff, envolvendo também Linha Glória, Linha Jacuí, Posse Serrito, São Pedro do Serrito e São José do Umbú
01/02 - 14 horas - Tio Hugo, envolvendo também Polígono do Erval e Posse Müller
01/02 - 20 horas - Nicolau Vergueiro
02/02 - 20 horas - Carazinho
03/02 - 20 horas - Almirante Tamandaré do Sul
04/02 - 14 horas - Não-Me-Toque, envolvendo também Arroio Bonito, Bom Sucesso, Colônia Saudades, Colônia Vargas, Costa do Colorado, Invernadinha, Linha Gramado, Linha São Paulo, Mantiqueira, Posse São Miguel, São João do Gramado, São José do Centro, São Roque/Flamengo e Vila Conceição
04/02 - 20 horas - Vista Alegre, envolvendo também Arroio das Almas, Cachoeirinha, Linha Carolina e Santa Rita
05/02 - 14 horas - Igrejinha
05/02 - 20 horas - Lagoa dos Três Cantos, envolvendo também Linha Ojeriza
11/02 - 20 horas - Saldanha Marinho, envolvendo também Pinheiro Marcado
12/02 - 14 horas - Santo Antônio do Planalto, envolvendo também Faxinal/Barro Preto, Rincão Doce e São José da Glória
12/02 - 20 horas - Colorado, envolvendo também Arroio das Pacas, Córrego Branco, Linha Coati/Passo do Padre, Linha Garibaldi Nova Trípoli, Paquinhas e Posse do Barreiro.