4º Seminário da Agroindústria Familiar
"Não precisamos inventar aquilo que já existe". A frase é do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan.
Foi dita durante o IV Seminário da Agroindústria Familiar, que ocorreu na manhã de hoje (5) no auditório da produção, no parque da Expodireto Cotrijal, para motivar e despertar o interesse dos jovens presentes no evento.
Com o tema "Agroindústria, juventude e sucessão familiar", o seminário foi muito instigante e provocativo ao público, porque fez pensar sobre o assunto debatido de uma outra forma que não somente a econômica. Pavan diz que é necessário sim produzir e se ter valor agregado ao produto mas "preservar e resgatar a identidade cultural de uma região é tão importante quanto ver o lado econômico".
Na oportunidade, a família Bini apresentou o seu case de sucesso com a sua agroindústria de embutidos de São José do Centro, distrito de Não-Me-Toque. Em 1996, ao se casar, o agricultor familiar e proprietário da agroindústria, Vanderlei Paulo Bini, assumiu os negócios da família junto com seu sogro. Depois de muitas dificuldades, veio a ideia de diversificar a produção da pequena propriedade de 25 hectares.