Termômetros poderão registrar até a 0°C na Serra nesta terça-feira, dia de temperatura mais baixa durante esta semanaVem aí mais friozão no Rio Grande do Sul antes da chegada oficial do inverno, de acordo com os meteorologistas. Uma massa de ar polar que atravessa a Argentina lança seus efeitos a partir de hoje sobre o Estado, baixando a temperatura para até 2°C em Dom Pedrito, na Campanha – e prepare-se porque o frio deve ser maior amanhã.
O ar frio que chega ao território gaúcho também é seco, o que garantirá céu aberto e sol nos próximos dias. Já a temperatura deve ficar abaixo da que os gaúchos enfrentaram nos últimos meses. Ontem, por exemplo, Santa Maria, na Região Central, registrou entre 12,4°C e 21,5°C. Hoje, os termômetros poderão marcar entre 6°C e 19°C na cidade. Na Serra, a mínima deve bater em 5°C em municípios como Vacaria e Bom Jesus.
– Essa massa de ar polar vai entrando aos poucos no Estado a partir da Argentina, e o frio se intensifica na terça-feira – alerta o meteorologista Diogo Arsego, da Somar Meteorologia.
O aviso se refere à marca que pode ser atingida amanhã: 0°C. É o que os termômetros poderão mostrar na Serra. Na Capital, a máxima não deverá passar dos 16°C, segundo a Somar. Será um dia com possibilidade de geada em regiões isoladas.
A Serra, o Litoral Norte e a Região Metropolitana também poderão ter chuva fraca por causa da umidade do oceano, especialmente no final da tarde, mas a previsão aponta para sol na maior parte do tempo.
O pico do frio deverá ser mesmo amanhã, de acordo com Arsego. A partir de quarta-feira, os termômetros começam a subir aos poucos, possibilitando máximas maiores, ainda que não haja previsão de calor. Já as mínimas seguem baixas.
Na quarta, Porto Alegre deve registrar entre 10°C e 20°C, enquanto a Serra pode ter temperatura mínima de 4°C. No próximo fim de semana, a massa de ar polar deverá estar mais fraca, o que deixará o clima menos frio no domingo, Dia das Mães. Ao mesmo tempo, a umidade aumenta, o que poderá resultar em chuva em algumas regiões
Fonte: Zero Hora