Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Técnicos ampliam conhecimento sobre silagem

Técnicos ampliam conhecimento sobre silagem
Treinamento envolveu técnicos do Devet e do Detec
Eles acompanharam palestra com o médico veterinário Jarbas Sperotto, da Syngenta, sobre técnicas e manejo para silagem de boa qualidade.

Um dos principais componentes da alimentação bovina, a silagem pode reverter em grande produção de leite se o produtor souber conduzir adequadamente a produção, o corte e o armazenamento, entre outros processos. "Ajudar os produtores a obterem uma silagem de menor custo com maior benefício é o que estamos buscando", informa o gerente de Produção Animal, João Batista Chaise.

Durante o treinamento foi anunciada a parceria da Cotrijal com a Syngenta no Projeto Sillus, desenvolvido pela empresa há três anos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O objetivo é orientar os produtores na produção de silagem, fazendo o acompanhamento de todas as etapas de produção. Segundo o engenheiro agrônomo Jorge Souza, responsável pelo acompanhamento do projeto na Syngenta, em 2012, 10 mil agricultores participaram das palestras, feiras e eventos realizadas nos dois estados.

Neste primeiro ano, o Projeto Sillus vai ser aplicado em seis áreas experimentais na região da Cotrijal, chamadas "vitrines tecnológicas", definidas em conjunto pela Syngenta e pela cooperativa entre os produtores que participam do Programa Produz Leite. Essas áreas serão acompanhadas pelos técnicos da Syngenta e da Cotrijal, com orientação específica aos produtores, e no final do ano ocorrerão dias de campo visando difundir informações a um grupo maior de produtores. No momento do corte, será feita coleta de material para análise bromatológica (qualidade nutricional).

Os resultados do primeiro ano do projeto serão apresentados em março de 2014. "É mais uma ação que estamos implementando dentro do Programa Produz Leite para auxiliar nossos produtores na profissionalização de sua atividade e na obtenção de melhor retorno", explica Chaise. "E daqui para frente as unidades de Produção Vegetal e Animal vão trabalhar mais sintonizadas buscando orientar nossos produtores a melhorarem a qualidade nutricional da alimentação que fornecem aos seus rebanhos".

O que é o Produz Leite

O Produz Leite foi lançado em 19 de julho de 2012 pela Cotrijal, como projeto piloto, com o objetivo de ampliar a profissionalização do produtor na pecuária de leite. Neste primeiro ano, reúne 12% dos dos produtores de leite da área de ação da cooperativa. Para atender melhor os produtores, eles foram divididos em três segmentos, conforme a produção: até 6 mil litros/mês - segmento 3; de 6 a 15 mil litros/mês - segmento 2; e acima de 15 mil litros/mês - segmento 1.

A participação no Programa Produz Leite não tem custo para o produtor de leite, desde que haja reciprocidade e fidelidade na compra de medicamentos, equipamentos/produtos de ordenha, suplementos, rações/concentrados/farelo/milho, sêmen, fertilizantes/corretivos, defensivos e sementes.

Participando do programa o produtor tem direito a uma visita mensal, ao acompanhamento da gestão da atividade leiteira (gestão financeira, qualidade e produtividade), a participação em treinamentos, dias de campo e visitas técnicas, além de receber informações relacionadas e sobre promoções de insumos pecuários, recomendações técnicas e demais serviços.