Sérgio Ohse, um dos entrevistados do livro
O livro "Cooperando em Lombo de Mula, de Nova Petrópolis a Tamandaré" traz um amplo resgate histórico da formação da Colônia Tamandaré e do cooperativismo de crédito na região de Almirante Tamandaré do Sul, com fotos, documentos e entrevistas. De autoria do técnico agrícola, advogado, agricultor e cooperativista Adari Francisco Ecker, a publicação, que foi lançada neste ano, tem 218 páginas e é comemorativa ao centenário da Colônia Tamandaré (2014), prestando homenagem também aos pioneiros do cooperativismo de crédito, que fundaram, em 1929, a Caixa Rural União Popular de Tamandaré, que deu origem ao atual Sicredi.
O autor relata que buscou valorizar o trabalho das pessoas que se dedicaram ao cooperativismo, abordando desde a história do padre Theodor Amstad, que introduziu o sistema no Brasil, a partir de Nova Petrópolis, difundindo-o por todo o estado, até as famílias que colonizaram o hoje município de Almirante Tamandaré do Sul. "Foi um trabalho edificante, porque pude resgatar dados e fatos muito interessantes, como o trabalho voluntário desenvolvido pelo padre Theodor, que viajava 5 mil quilômetros por ano no lombo de uma mula, percorrendo o estado, para visitar as Caixas Rurais que ajudara a criar", relata Ecker.
Entre as pessoas entrevistadas, está o associado da Cotrijal Sérgio Ohse, neto de um dos colonizadores da região, Cristiano Ohse, que veio de Nova Petrópolis com a família para trabalhar na agricultura. Cooperativista de família, Ohse ressaltou, em seu depoimento no livro, a importância do sistema para a agropecuária da região, que impulsionou o desenvolvimento econômico e social das comunidades. "Sou associado de cooperativa há mais de 40 anos e vi muitas coisas boas acontecerem por causa do cooperativismo", explica o produtor, que já integrou o quadro de líderes de núcleo e o Conselho de Administração da Cotrijal, além do Conselho Fiscal do Sicredi.
Como reconhecimento pelo empenho de Sérgio Ohse em cultivar as raízes e os princípios do cooperativismo, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, entregou ao produtor um exemplar do livro. "É bom termos entre o quadro social líderes que possam ajudar a contar os feitos do cooperativismo", afirmou o presidente, ao entregar o livro, acompanhado do vice-presidente, Jairo Marcos Kohlrausch, do superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima, e do gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder.