Banco detalhou informações à Cotrijal em reunião
Representantes da Caixa Econômica Federal informaram, durante reunião com a direção, superintendentes, gerentes, engenheiros agrônomos e técnicos, entre outros colaboradores da Cotrijal, que o banco vai destinar mais de R$ 3,7 bilhões no fomento ao agronegócio brasileiro na safra 2013/2014. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (12), na Associação dos Funcionários da Cotrijal, em Não-Me-Toque, para informar à cooperativa as principais linhas de crédito e como podem ser operacionalizadas.
Os recursos serão destinados ao custeio agrícola e pecuário e a operações de investimentos em máquinas/equipamentos, aquisição de animais e projetos de infraestrutura rural. A atuação no crédito rural integra a estratégia do banco de desenvolver novos negócios e ampliar o portfólio de produtos e serviços.
Segundo o superintendente regional do Norte Gaúcho da Caixa, Ruy Fernando Fajardo Kern, o objetivo é oferecer processos ágeis, com procedimentos mais simplificados para operações de menor valor, possibilitando a contratação do crédito em curto espaço de tempo. "Operações de Custeio de até R$ 300 mil, por exemplo, podem ser contratadas na agência por meio de orçamento simplificado", explica.
A Caixa atende produtores, cooperativas e agroindústrias em diferentes tipos de culturas, como soja, milho, trigo, arroz, feijão, sorgo, café, laranja, cana e algodão. A atuação do banco também envolve o financiamento a atividades pecuárias, incluindo os segmentos de bovinos, suínos, aves e ovinos/caprinos. Novas culturas e modalidades de financiamento serão incluídas de acordo com a demanda identificada. Para 2014, o banco espera estar atuando também com Pronaf e Proagro.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, disse que é bom para o produtor e a cooperativa ter mais opções em crédito rural. Segundo ele, a Caixa é uma instituição financeira séria, que pode ser uma grande parceira do campo.
Caixa no crédito rural:
Com a publicação da Resolução BACEN 4.096, de 28/06/2012 a CAIXA passou a integrar a relação de instituições financeiras que operam as linhas de Crédito Rural. A CAIXA iniciou a sua atuação no agronegócio em setembro de 2012, com um projeto piloto desenvolvido em 62 agências de oito estados brasileiros. Inicialmente, foram atendidos produtores rurais pessoa física e jurídica, cooperativas e produtores com relacionamento junto ao agronegócios para o financiamento das culturas de milho e soja e às atividades de pecuária, bovinocultura de leite e de corte. A estratégia de atuação da CAIXA incluiu além do atendimento aos produtores rurais nas agências, o atendimento às cooperativas de produção agropecuária, de forma a contemplar também os seus cooperados.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal com informações da Caixa Econômica Federal