Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Clima de otimismo na abertura da Agrotecno Leite

Clima de otimismo na abertura da Agrotecno Leite
Mânica falou em nome dos promotores do evento
"O cenário é otimista, os números e as projeções futuras são mais do que animadores para o Rio Grande do Sul. Segundo dados da Emater, em 1990 a Mesorregião Noroeste Rio-Grandense representava 42,05% da produção de leite no estado e passou para 66,49% em 2011. É neste clima que a Agrotecno Leite quer proporcionar momentos de conhecimento, de tecnologia, mas também de grandes negócios". Foi assim que o presidente Ari Rosso abriu oficialmente o evento na manhã desta terça-feira. A cerimônia no auditório do centro de eventos da UPF foi prestigiada por políticos, representantes de entidades, instituições, empresas e produtores rurais.

"Esta sétima Agrotecno Leite é um divisor de águas", falou Nei Mânica, presidente da Cotrijal, em nome de todos os promotores do evento. "Depois de uma grande turbulência no setor, a nossa região mostrou que os nossos produtores e as nossas indústrias são responsáveis pela qualidade do leite, pela produtividade do leite". Mânica atribuiu boa parte deste crescimento ao trabalho realizado pela Agrotecno Leite.

João Paulo Kessler, o diretor técnico do SENAR/RS, falou sobre o Programa Juntos para Competir, uma parceria SENAR/SEBRAE/FARSUL que entre outros benefícios, tem trabalho Joao Pedro kesseler juntos para competir que vem trabalhando forte em cima da qualidade de vida dos produtores para que as famílias se desenvolvam e os filhos permaneçam no campo mantendo a rede da produção.

"O Brasil tem 1 milhão e 300 mil produtores envolvidos para obter 172 litros de leite por habitante ano. Nos Estados Unidos, são apenas 50.000 e a produção per capita é muito maior. Isto mostra o quanto ainda podemos crescer.", alertou Caio Rocha, Secretário Nacional de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, que representou o MAPA, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Ele lembrou ainda que a produção brasileira este ano deve chegar a 34,2 bilhões de litros de leite e a projeção para daqui a dez anos é produzir 42 bilhões, ainda assim o déficit será de 1 bilhão e 400 milhões de litros. "É preciso aumentar a produtividade para abastecer o mercado interno e exportar, equilibrando a balança comercial e para isso o governo federal está subsidiando várias etapas da cadeia como nunca antes foi feito."

O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB), representando a Assembleia Legislativa, fez questão de lembrar que o bom momento não atinge apenas o setor leiteiro. "Não temos ouvido o lamento de outros setores como o arrozeiro, o da suinocultura e do fumo". Capoani destacou a importância do debate desta quarta-feira na Agrotecno Leite quando vai ser discutida a Confiabilidade da Cadeia Produtiva Leiteria. "Os imigrantes que formaram este estado nada invadiram e hoje 30 mil famílias de agricultores estão ameaçadas de perder a terra, sem indenização, é preciso que se faça algo".  
Como anfitrião, o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, disse que a UPF sente-se honrada em receber um evento desta importância e poder contribuir de forma direta com o trabalho de pelo menos quatro cursos. "Ficamos contentes em poder proporcionar este ambiente de inovação, de tecnologia e de cada vez mais produção." O reitor falou ainda da evolução da feira desde a criação em 2007 e como ela tornou-se importante para todo o estado.

O papel da Agrotecno Leite para o estado também foi destacado pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. "A prefeitura é um grande patrocinador do evento porque nós enxergamos no leite um ativo importante, que tem transformado a economia da nossa região e principalmente do município."

Cotrijal na feira A Cotrijal está com um estande institucional na Agrotecno Leite 2013. Localizado no pavilhão principal do evento, o espaço tem como principal objetivo recepcionar os visitantes e associados da cooperativa. A cooperativa também está presenta na Mostra de Animais, através do fornecimento da ração e feno para o espaço. O associado Luis Carlos Schuster participa da feira com a exposiação de 11 animais da raça Jersey, para ele a Agrotecno Leite é uma oportunidade para mostrar o seu trabalho como produtor. "A feira está cada vez mais abrangente e para nós é uma ótima oportunidade também para futuros negócios de animais".