O evento, no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, marcará o anúncio dos vencedores do concurso de desenhos e frases elaborados durante o projeto.
O Escola no Campo é desenvolvido pela Cotrijal, Syngenta, secretarias de Educação de 13 municípios da região e Fundação Abrinq e tem como principais objetivos ressaltar a importância da preservação do meio ambiente, informar que menores de 18 anos não devem manusear defensivos agrícolas, demonstrar a importância da produção de alimentos saudáveis e, através das crianças, sensibilizar os pais quanto ao uso correto de defensivos agrícolas. Também visa valorizar o trabalho do agricultor, fazendo com que sinta orgulho da atividade que desenvolve.
Neste ano, o projeto envolve cerca de 1500 alunos de 6º ano de 60 escolas de 13 municípios da região de atuação da Cotrijal. Utilizando jogos, cartazes e uma cartilha especialmente elaborada para as atividades escolares, a partir do mês de junho os professores orientaram os alunos sobre a importância do uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente. Através da cartilha, mostraram desde a evolução do homem e sua relação com o meio ambiente, o aumento das áreas agrícolas e das pragas e a necessidade do homem controlar essas pragas para sobreviver.
A etapa seguinte foi a realização de palestras para fixação da mensagem, com a bióloga da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, e profissionais do Departamento Técnico da cooperativa. De posse de todas as informações necessárias, os estudantes elaboraram o desenho e a frase mostrando o que aprenderam. Os primeiros colocados de cada município no concurso de desenhos e frases receberão como prêmio uma bicicleta. E os segundos, um jogo Banco Imobiliário.
SERVIÇO
O quê: Solenidade de encerramento do Projeto Escola no Campo 2013
Quando: 20 de novembro, quarta-feira
Horário: 14 horas
Onde: Restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal