Os estudos foram realizados junto a lavoura
O índice de umidade e as temperaturas mais altas favorecem a proliferação do fungo "Phakopsora pachyrhizi", o agente causador da Ferrugem Asiática da Soja.
Com base nisso, foi realizado um encontro com o intuito de informar os produtores rurais da região sobre os problemas causados pelo fungo, sendo que o nível de dano ocasionado pela doença depende do momento em que ela incide na cultura. Para tanto, prevenir a proliferação e evitar perdas na produção da lavoura é a melhor medida a se tomar.
O encontro, aconteceu na tarde de quinta- feira, 04, e reuniu aproximadamente 15 produtores rurais, na localidade Três Passos, e foi promovido por Júlio César Franco da Silva e Márcio Forcelini, Engenheiros Agrônomos da Cotrijal- Unidade Nicolau Vergueiro. O evento ainda contou com a presença do Dr. Carlos Alberto Forcelini, Engenheiro Agrônomo, doutor em Patologia da Planta.
Dentre os assuntos abordados estavam: A importância das Doenças Foliares de Final de Ciclo (DFC) e Oídio da Soja. Porém, dando ênfase maior a Ferrugem Asiática, isto devido ao grau de danos que ela pode causar quando não detectada a tempo. Pois, a ausência de controle desta praga pode causar danos de até 90% no cultivo da soja."Dessa forma, é de extrema importância o acompanhamento de profissionais especializados na área, para que os mesmos possam renovar o conhecimento dos agricultores, dando-lhes a assistência necessária quanto à prevenção da doença, e a forma mais adequada de aplicação dos fungicidas", afirma o engenheiro agronomo da Cotrijal Mário Forcelini.
Nesse sentido, os participantes do encontro puderam tirar suas dúvidas quanto aos problemas causados pela Ferrugem Asiática, assim como nas DFC e Oídio da Soja. Visando com isso, o controle da praga de forma mais assistida e eficiente.