Os aerogeradores estão instalados junto ao Recanto
Para 2014, os organizadores querem apresentar os resultados obtidos em 2013 com a instalação de dois aerogeradores (que produzem a energia elétrica através do vento) e placas solares (que produzem a energia elétrica através do sol) no parque.
Segundo o pesquisador e engenheiro agrônomo Udo Schmiedt, a situação das linhas de transmissão de energia elétrica no Brasil requer uma atenção da população, o que abre espaço para a introdução dessas energias limpas no mercado. “Nosso sistema de energia está sucateado, precisamos encontrar alternativas para que nosso futuro não acabe no escuro. Por isso, estamos trazendo esse tema novamente para a Expodireto Cotrijal, queremos incentivar o produtor rural a investir em energia”, disse o pesquisador.
Segundo informações da administração do parque da Expodireto Cotrijal, com a instalação dos equipamentos em fevereiro de 2013, a economia em energia elétrica no período representou 50%. “Nosso objetivo principal é formar uma consciência de que há energias renováveis ao alcance de todos, do ponto de vista técnico e econômico. Queremos desenvolver ações para que os associados da Cotrijal e o público visitante da feira possam ver e entender o funcionamento dessas energias”, explicou Udo Schmiedt.
Ele revela que o projeto apresentará em 2014 alternativas modernas e que estão ganhando espaço no mercado. Os visitantes poderão conferir, além dos equipamentos já instalados no parque, um modelo de placas fotovoltaicas capazes de suprir a necessidade por energia elétrica de uma pessoa. “Será um sistema com capacidade de gerar 60kw/mês, um trabalho montado apenas com produtos nacionalizados e com um baixo custo de aquisição”, revela o pesquisador, que também apresentará dados sobre financiamentos e formas de custeio para os equipamentos. “A energia renovável, eólica e fotovoltaica, nos brinda com autossuficiência, descentralização e redução de custos na transmissão, representando uma enorme segurança para que o país possa contar com energia nos lares, automóveis, máquinas e indústrias".