Colheita em Tamandaré segue em ritmo acelerado
Segundo informações da área de Produção Vegetal da Cotrijal, a colheita da cultura da soja está se desenvolvendo de forma satisfatória. Até o final desta sexta-feira (28), cerca de 60% da área destinada para a cultura deve estar colhida na área de atuação da cooperativa.
Uma das regiões mais avançadas com a colheita é Almirante Tamandaré do Sul, que com a confirmação de tempo seco deve concluir os trabalhos até meados da próxima semana. Para os irmãos Leandro e Rômulo Lampert, as áreas já colhidas apresentaram um bom resultado, podendo a média final alcançar os 60 sacos/hectare. "Realizamos um bom manejo contra pragas e doenças, sem contar com os frequentes investimentos em adubação de solo. Com certeza são fatores decisivos na hora da colheita", disse Leandro, que cultivou 370 hectares de soja na localidade de Vila Seca – Almirante Tamandaré do Sul.
A Emater-RS/Ascar divulgou dados nesta sexta-feira (28), contabilizando 16% da área de soja colhida no estado do Rio Grande do Sul. Segundo a publicação, as primeiras áreas colhidas vêm apresentando rendimentos dentro das expectativas e variando a cada região analisada. Nas localidades mais afetadas pela falta de chuvas os rendimentos variaram entre 25 e 45 sacos/ha (1,5 a 2,7 mil kg/ha). Em municípios onde as precipitações não comprometeram o desenvolvimento da cultura, os rendimentos alcançados têm ficado, em alguns casos, em torno de 60 sacos/ha (3,6 mil kg/ha). A média geral para o Estado segue ao redor dos 2,7 mil kg/ha.