13º Seminário de Líderes de Núcleo, em Ijuí, discutiu estratégias para fortalecer a cooperativa e fidelizar o quadro social
Reunidos dias 13 e 14 de maio no Hotel & Spa Fonte Ijuí, em Ijuí, os líderes de núcleo da Cotrijal debateram assuntos de interesse da cooperativa e como tratar os desafios e oportunidades que se apresentam no atual momento do mercado. Durante o evento, que teve também a participação da direção, dos superintendentes e dos gerentes das unidades, a liderança apontou caminhos para fortalecer a cooperativa e fidelizar o quadro social, em busca de melhores resultados.
A programação iniciou na terça-feira (13) com visita à Cotripal Agropecuária Cooperativa, de Panambi, para conhecer a estrutura e a gestão da cooperativa coirmã e trocar experiências. O grupo foi recebido pela direção e gerentes, sob a liderança do presidente Germano Döwich. Uma das cooperativas agropecuárias exemplo de profissionalismo no Rio Grande do Sul, a Cotripal foi fundada no mesmo ano da Cotrijal (1957), tendo atualmente 4.468 associados e 1.886 colaboradores e atuando em cinco municípios, com foco na produção de grãos mas atuação forte no segmento de varejo.
Na avaliação dos líderes, a visita foi importante para busca de exemplos que possam ser seguidos e para avaliar o trabalho da Cotrijal. "Precisamos olhar exemplos de cooperativismo sadio, como o da Cotripal; é uma cooperativa que está de parabéns pelo desenvolvimento que vem proporcionando aos seus associados e à região onde atua", destacou o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.
Produzir mais com menos é a meta
As atividades da quarta-feira (14) foram coordenadas pela equipe da Alcon Consultoria, de Porto Alegre. Depois de analisar o cenário econômico mundial, pela manhã o consultor Clóvis Lumertz levou a liderança a refletir sobre o seu trabalho e sobre como ajudar a cooperativa a buscar a fidelização do quadro social. Ele lembrou que na cooperativa os associados são donos do seu negócio e precisam decidir o que é melhor. "Toda empresa ou organização precisa adotar uma estratégia que a diferencie das demais e que seja, além de atrativa, viável. Produzir mais com menos deve ser a nossa meta nos próximos anos", apontou.
Segundo Lumertz, quando mais pessoas se unem em torno de um mesmo objetivo sempre levam vantagem em relação a quem trabalha sozinho. Ele revelou trabalhar com grandes corporações, brasileiras e em nível internacional, como a Coca-Cola, e destacou que a marca da Cotrijal hoje é uma referência no agronegócio. "Vocês devem ter orgulho da sua cooperativa, pelos resultados diferenciados que ela ajuda vocês a alcançarem", afirmou. "E a diferença de um bom resultado está nas pessoas".
Uma divertida dinâmica de grupo, em que os líderes tiveram que definir a estratégia de gestão de um hotel, desde o foco até as ações práticas para que o negócio alcance bom resultado, encerrou a programação.
Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, que coordena o trabalho de organização do quadro social, o evento comprovou o comprometimento da liderança com sua cooperativa e vai auxiliar no trabalho dos lideres. "Estamos felizes por constatar que temos um grupo cada vez mais coeso e que realmente se orgulha da sua cooperativa", destacou.