Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Controle de roedores na Cotrijal é referência em qualidade

Controle de roedores na Cotrijal é referência em qualidade
O treinamento aconteceu na sede da AFC
Nada pode colocar em risco a qualidade do processo de beneficiamento e armazenagem de grãos da Cotrijal. É com esse compromisso que a cooperativa realizou nesta quinta-feira, dia 22 de maio, mais um treinamento sobre controle de roedores. O evento reuniu na Associação dos Funcionários da Cotrijal (AFC) e Parque da Expodireto, os colaboradores das 32 unidades da cooperativa que executam o programa, além da Expodireto da Cotrijal.

O operador de secagem Aparecido Pereira de Carvalho, 52 anos, que atua na Unidade de Tio Hugo e que participa da capacitação da Cotrijal, em parceria com a Bayer desde o primeiro encontro, em 2005, era um dos mais empolgados. "Lá em Tio Hugo, com o trabalho mais intenso de controle dos roedores, até a vizinhança do armazém já notou a diferença. Dá pra dizer que melhorou em até 80%", festeja. Carvalho é responsável por controlar armadilhas no pátio, dentro do armazém e em bueiros nos arredores da unidade.

"Hoje o controle de roedores dentro dos armazéns e silos da Cotrijal está em um nível extraordinário. É um modelo para se copiar. Em Saldanha Marinho e Tio Hugo, por exemplo, o trabalho envolveu a comunidade e, inclusive, a Prefeitura", destacou o instrutor Sérgio Haas da Hansen Comércio e Representações, distribuidor Bayer (fornecedor parceiro da Cotrijal).

Durante o treinamento ele repassou NOTICIAS para que os colaborares possam perceber a presença de roedores nos pontos de estocagem e recebimento de grãos da cooperativa. O instrutor também deu uma aula de como aplicar e manipular os raticidas corretamente. "A tarefa de se livrar desses animais é difícil devido à adaptabilidade e agilidade. Para um controle eficaz dos roedores é necessário identificar corretamente a espécie e conhecer suas características e hábitos", observa Haas, que inspeciona as unidades a cada quatro meses.

O início- A primeira unidade da cooperativa a receber o treinamento através da parceria da Cotrijal com a Bayer, foi a de Colorado, em junho de 2005.

De planilhas a armadilhas em bueiros Conforme o gerente de Armazenagem de Grãos da Cotrijal, Tadeu Garibotti, são 46 Procedimentos Operacionais Padrão (POP) aprovados e divulgados na Cotrijal e um destes é o POP de Controle de Roedores. "Trabalhamos com alimentos e a parceria da Cotrijal com a Bayer, desde 2005, assegura a qualidade dos grãos que comercializamos aos moinhos, fábricas de rações, empresas de óleo de soja, dentre outros clientes. É garantia para o produtor, que tem a certeza de que estamos guardando bem a sua produção, e para quem compra pela qualidade", ressalta.

Segundo ele, todos os dados de cada unidade são anotados em planilhas e mapas e monitorados pelo setor de Controle de qualidade de Grãos, o que facilita a aplicação de medidas preventivas e corretivas que devem ser adotadas. "Com base nesses dados, temos condições de saber o nível de infestação de cada unidade e as medidas a serem tomadas", pontua. Garibotti explica que um roedor ao alimentar-se geralmente consome 10% do seu peso, em torno de 30 gramas, e estraga outros 10% por contaminação. E completa: "O programa só está dando um bom resultado porque os colaboradores que se envolvem no controle estão fazendo um trabalho bem feito".