Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Devet atualiza informações sobre melhoramento genético

Devet atualiza informações sobre melhoramento genético
Equipe conheceu programa de acasalamento genético
Ter técnicos capacitados para prestar uma assistência de qualidade para produtores de rebanhos leiteiros que buscam ganho genético é fundamental. Atenta a isso, a Cotrijal promoveu na quinta-feira (5) uma atualização, em parceria com a ABS Pecplan, voltada para médicos veterinários e representantes técnicos comercial do Departamento Veterinário (Devet).

"A atividade leiteira é importante para a Cotrijal, que está buscando se aperfeiçoar em vários pontos. Um deles, é ter o time de profissionais atualizado para que a cooperativa possa trabalhar junto aos associados prestando toda a assessoria e assistência na parte de melhoramento genético do rebanho leiteiro", ressaltou o gerente de Produção Animal, Renne Granato.

O treinamento foi coordenado pelo gerente de produto leite europeu da ABS Pecplan, Marcello Mamedes. Durante palestra, que aconteceu na Sala do Conselho, ele abordou assuntos como as novas tecnologias de melhoramento genético em rebanhos leiteiros e ferramentas usadas para o acasalamento, como o GMS, programa que permite escolher touros que melhoram as terneiras em características que suas mães são fracas ou deficientes, tendo assim um melhor ganho genético com a inseminação.

À tarde, o grupo visitou a propriedade de um associado da Cotrijal em Não-Me-Toque, onde foram aplicados os conhecimentos adquiridos. A equipe avaliou o rebanho leiteiro, pontuando as vacas em seus aspectos fortes e fracos. Esta pontuação será enviada para os Estados Unidos para inserção no programa de acasalamento GMS, que, levando em conta vários fatores, vai indicar as melhores opções de touros para cada vaca.

"Foram repassadas informações técnicas de alta relevância. Sinto-me mais capacitado para escolher touros e ajudar a melhorar o plantel dos nossos produtores", afirmou o médico veterinário da unidade de Santo Antônio do Planalto, Kleiton Maciel Kissmann.

"Foi bastante válido. Através do programa de acasalamento genético usado pela ABS Pecplan, que tem mais recursos, é possível ver os pontos onde a gente pode trazer um melhor resultado ao rebanho leiteiro", pontuou o médico veterinário e coordenador do Devet, Alan Issa Rahman. "Além de conhecer o programa, pudemos ver a importância em escolher touros adaptados à nossa realidade, que é de vacas suplementadas (silagem e ração) a pasto, que exigem touros diferentes daquelas mantidas em confinamento".

Acasalamento genético - Os produtores que tiverem interesse em fazer o acasalamento genético do rebanho leiteiro devem entrar em contato com o Departamento Veterinário da Cotrijal.