Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Evento estimula a cooperação e liderança entre a garotada

Evento estimula a cooperação e liderança entre a garotada
Nei Mânica recepcionou os líderes em sua sala
Os líderes mirins da Cotrijal mostraram que levam a sério o cooperativismo e estão cientes da responsabilidade do cargo que exercem. O seminário deste ano, na última quinta-feira (24), reuniu 40 crianças, representantes dos núcleos de associados da área de ação da cooperativa, na sede da Associação dos Funcionários da Cotrijal (AFC), em Não-Me-Toque.


O Seminário de Líderes Mirins proporciona um dia diferente para as crianças. Elas têm a oportunidade de conviver com outros líderes, de diferentes lugares, de conhecer a cooperativa e falar sobre cooperativismo. No início da manhã, a pauta foi o meio ambiente, com atividades coordenadas pelas pedagogas Adélia Frühauf Gehlen e Solange Fries, que falaram sobre a importância e os cuidados que cada um deve ter com a natureza. "Não é por acaso que foram escolhidos líderes. Eles já vêm para o evento preparados, com posições e questionamentos. São líderes de verdade", reconhece Solange. Antes do meio-dia, o grupo visitou a sede da Cotrijal. Os líderes mirins conheceram alguns setores operacionais e departamentos administrativos. Um destaque da visita foi a passagem pela Sala do Conselho, local onde o grupo foi recebido pelo vice-presidente, Enio Schroeder. "Para nós, eles também são donos. Isso faz parte do sentido Família que nós trouxemos para a cooperativa. Nos orgulha saber que a Cotrijal também está contribuindo para a formação dos filhos dos nossos associados", destacou.

Entre uma pergunta e outra, o menino Lucas Rafael Vargas Grevenhagen, 9 anos, de Tio Hugo, foi enfático ao afirmar que sonha seguir o trabalho do pai: "Eu quero ser agricultor", disse.

A "cadeira" do presidente A garotada mostrou foco e determinação também na conversa que teve com o presidente Nei César Mânica. Diogo Piccinini, 11 anos, de Cachoeirinha, Colorado, que foi um dos primeiros a apontar o dedo e querer ocupar a cadeira de Mânica. Para descontrair ainda mais o ambiente, o presidente comunicou o fato ao pai do menino, por telefone, que entrou na brincadeira. "Eu adorei. Me senti o presidente de verdade", festejou radiante o garoto. Duana Ferrari, 12 anos, de Nova Trípoli, Colorado, também ocupou a cadeira por alguns minutos. "Estou realizando um sonho. Pude conhecer melhor a Cotrijal. No outro ano, quero voltar", disse ela que participa do evento pela segunda vez. "Talvez vocês não saibam, mas a Cotrijal prepara líderes para que no futuro possa ocupar essa cadeira aqui. Portanto, estudem, se dediquem e vão atrás dos seus sonhos", aconselhou Mânica.

Recreação e jogos No período da tarde, foram feitas atividades recreativas com foco em ações que a Cotrijal realiza, como o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos e o uso de EPIs. Foram confeccionados ainda jogos educativos sobre o tema Meio Ambiente utilizando tampinhas de garrafas pets. Os líderes mirins foram eleitos durante as reuniões de núcleo realizadas em janeiro e fevereiro deste ano. Ao todo, são 48 líderes mirins, com idade entre 7 e 16 anos.