Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Projetos com foco na qualidade agilizam serviços na Cotrijal

Projetos com foco na qualidade agilizam serviços na Cotrijal
Marlene Porto Alegre, da Qualidade, no treinamento
Um serviço só terá qualidade se for ágil, sem falhas no seu processo e se estiver alinhado com a estratégia da organização. Com esse pensamento, a Cotrijal realizou o treinamento Sistema de Gestão da Qualidade, na última quarta-feira (30), na Sala Soja. O objetivo foi preparar gerentes e coordenadores para que possam melhorar ações que tenham como foco clientes (empresas e associados) da Cotrijal.

O treinamento, que faz parte Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), abordou assuntos como sistema de gestão da qualidade, gestão de processos, ferramentas da qualidade, divulgação do Procedimento Operacional Padrão (POP) da qualidade, controle de documentos e registros. Durante a capacitação foram apresentados dois dos cases de sucesso já implementados na Cotrijal como prática da utilização da metodologia de melhoria de processos. Os participantes apresentaram ainda propostas de melhorias de processos em seus setores. O treinamento foi ministrado pela analista de Qualidade, Marlene Porto Alegre.

"A Cotrijal tem uma metodologia de melhoria de processos que conta com o suporte do setor da Qualidade. O treinamento serviu para motivar os colaboradores para que possam aperfeiçoar suas ações através de planejamento prévio e metodologia adequada. Os cases demonstraram que é possível sair da rotina. Basta o colaborador administrar o seu dia a dia no trabalho para implementar novas ideias", destaca a analista.

Capacitações - Em módulo anterior, entre os meses de junho e julho, o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) tratou sobre Gestão de Pessoas. A Cotrijal realiza o programa desde 2003 e já beneficiou mais de 200 colaboradores com o treinamento, que tem como objetivo fortalecer nos novos gestores (gerentes e coordenadores) as competências essenciais para o exercício da liderança no seu dia a dia.
Ganho em tempo e maior controle

Desde janeiro deste ano, a área Comercial Grãos da Cotrijal conta com sistema que deu um novo ritmo ao trabalho. Com base na melhoria implementada, foi possível padronizar atendimento a uma empresa cliente que trabalha com rações para suínos, do controle de estoque até o recebimento de grãos (milho) na balança. O projeto começou a ser estudado em agosto de 2013 e passou pela análise da direção da cooperativa antes de ser implantado. A proposta foi desenvolvida em parceria com as áreas da Qualidade e Tecnologia de Informação (TI).

Segundo o analista comercial, Diego Vinícius Wasmuth, o foco era montar um programa moderno que garantisse mais segurança na informação na questão dos estoques e registro de dados. "Além do ganho enorme em tempo, hoje todos os movimentos com notas fiscais ficam registrados em relatórios. O que antes demorava cerca de 20 minutos, com a nova metodologia passou a ser feito em no máximo dois minutos", garante.

Mais rápido para liberar crédito

Na área de Crédito e Cobrança, as solicitações de crédito (grãos ou dinheiro) nas unidades por parte de produtores também estão mais ágeis devido à implementação de novo sistema que leva em conta a qualidade. A maior precisão das informações que são repassadas ajudou também a reduzir a inadimplência. Quem garante isso é a coordenadora de Crédito e Cobrança, Nilce Noeli Nickhorn Erig.

"Antes a solicitação de crédito era on-line, mas através de planilha em Excel, o que tornava o serviço mais moroso. Então, montamos um novo modelo 100% informatizado que agilizou o trabalho nas unidades. Hoje os coordenadores precisam apenas de poucos minutos para preencher o formulário e enviar por e-mail. Além do ganho de tempo, as informações são mais precisas, o que garante uma melhor análise", destaca Nilce.

O novo procedimento para liberação de crédito foi implementado inicialmente como um projeto-piloto na unidade de Não-Me-Toque e deu tão certo que se tornou padrão para toda a cooperativa. Quem utiliza o serviço, aprova. É o caso da coordenadora administrativa da unidade de Carazinho, Luciane Ludwig Zanon. "Agilizou para o setor e para o produtor", assegura. Segundo ela, em Carazinho, a maior demanda por crédito ocorre entre março e maio.