Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Orgulho de estrear como aprendiz na Cotrijal

Orgulho de estrear como aprendiz na Cotrijal
Mais turma do Aprendiz Cooperativo inicia aulas
Uma nova turma do Aprendiz Cooperativo, a segunda de 2014, já circula pelas dependências da Cotrijal, em Não-Me-Toque, desde a segunda-feira (4). Esbanjando sorrisos e vontade de aprender, os novos colaboradores da cooperativa exibem com orgulho o crachá e o uniforme do Programa. As aulas deste grupo encerram em julho de 2016. Na primeira turma, em fevereiro, foram 50 os estudantes selecionados.

O grupo, composto por 30 adolescentes, com idades entre 14 e 15 anos na sua maioria, terá inicialmente aulas teóricas e após aulas teóricas e práticas, em diferentes setores da cooperativa. A aula inaugural aconteceu na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque, e teve como principal objetivo apresentar a cooperativa para os estudantes.

No primeiro dia, eles participaram de integração, que foi conduzida pela assistente administrativa de Recursos Humanos (RH), Débora Melchiors Becker. Já o técnico em segurança do trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Nilton Anderson Scalco, deu uma aula para a gurizada sobre normas de segurança.

Foi entregue ainda material explicativo sobre a Cotrijal e Princípios Cooperativos. A turma foi informada sobre o funcionamento do parque da Expodireto Cotrijal, na casa do Sescoop/RS, sede das aulas teóricas, que acontecem no turno inverso ao escolar. Ao final, o grupo também recebeu orientações sobre os direitos e deveres da criança e adolescente, com a participação do conselheiro tutelar Paulo Padilha.

Segundo a coordenadora do programa na Cotrijal, Daiane Bettim, até março deste ano, o Programa já formou 308 jovens no curso de Auxiliar Administrativo para Cooperativas. Somente na Cotrijal já foram contratados em torno de 90 colaboradores oriundos do Aprendiz Cooperativo. "Os jovens aprendizes são os primeiros a serem lembrados quando abre uma vaga na Cotrijal pelo fato de já terem conhecimento da cultura de trabalho da cooperativa. Dessa turma, que está concluindo o programa esta semana, até o momento cinco deles já receberam proposta para serem efetivados", adianta.


Djúlia Berwig, 16 anos, é uma das adolescentes que passou pelo Aprendiz e foi chamada para integrar a "Família Cotrijal". O excelente trabalho desempenhado junto ao RH abriu portas para a estudante do 2° ano do Instituto Educacional São Francisco Solano. Ela deverá se somar à equipe do Meio Ambiente ainda este mês. "O Programa me ensinou desde a atender o telefone e a recepcionar as pessoas. Estou muito feliz. Sonhava com essa oportunidade", festeja. A irmã Djéssica, 17, já trabalha no depósito do Supermercado Sede. Com a mesma expectativa está o irmão Diego Fabiano Berwig, 15, que integra a segunda turma de 2014 do Aprendiz.

Novo formato - O Aprendiz Cooperativo, que é desenvolvido desde 2008, está com um novo formato. A duração das aulas que era de 12 meses, passou para dois anos. Ao todo, serão 1.148 horas de aulas, sendo mais de 700 horas de prática. O Programa busca preparar os adolescentes e jovens para o trabalho em cooperativas.