Depois de algumas semanas muito chuvosas, apesar do frio no Rio Grande do Sul, tivemos uma semana de tempo mais favorável para o desenvolvimento da atividade leiteira nas diversas regiões do Estado.
As pastagens anuais cultivadas de inverno, como aveia e principalmente de azevém, apresentaram um desenvolvimento vegetativo satisfatório, com os dias ensolarados do período, propiciando pastoreio e consequentemente aumentando um pouco a produção de leite.
No entanto, apesar da maior estabilidade climática, os produtores não puderam dispensar o uso de alimentos processados como a silagem, feno, rações e concentrados proteicos. Com relação aos preços do leite recebidos pelos produtores, quando normalmente nesta época do ano existe a expectativa de aumento de preços, verificou-se sua estabilidade.
As explicações para esse fenômeno, podem ser atribuídas aos problemas econômicos e judiciais que algumas indústrias e compradores de leite estão atravessando, assim como, pelas denúncias de fraude na composição do leite.
Fonte: As informações são do boletim semanal Emater (RS).