Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal sedia reunião de cooperativas

Cotrijal sedia reunião de cooperativas
Oito cooperativas participaram
Aprimorar práticas, trocar ideias sobre mudanças na legislação trabalhista e previdenciária e fortalecer a intercooperação. Essa foi a pauta da reunião desta sexta-feira, (12), na Cotrijal, em Não-Me-Toque, que reuniu profissionais de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Departamento de Segurança do Trabalho de oito cooperativas da região. O próximo encontro será no dia 10 de outubro, na Cotribá, em Ibirubá.

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, deu as boas-vindas aos representantes das cooperativas e desejou um bom trabalho de discussão para o perfeito entendimento das mudanças no sistema de gestão previstas para o setor. "Cada vez mais é preciso juntar forças. A dúvida de uma cooperativa pode ser a mesma de outra. Por isso, é importante que se faça um trabalho integrado", enfatizou.

"A troca de experiências entre profissionais de mesmos setores facilita o encaminhamento de procedimentos que são comuns. São ações que fortalecem as cooperativas", reconheceu o superintendente Administrativo-Financeiro da Cotrijal, Marcelo Ivan Schwalbert.

O eSocial, projeto do Governo Federal que unifica a coleta de informações trabalhistas que hoje estão espalhadas em diversas entidades, foi uma das preocupações discutidas durante a reunião. A proposta deverá entrar em vigor em 2015 e promete facilitar o cruzamento dos dados e aumentar a rigidez na comprovação de documentos. "As reuniões ajudam a nivelar termos para uma melhor interpretação de projetos e leis ainda não muito claros como é o caso do eSocial", adiantou a supervisora de RH da Cotripal, Cristina Lasch dos Santos.

Além da Cotripal, participaram do encontro a Cotribá, Coagrisol, Cotriel, Agropan, Cotrijuc e Cotrisal.