Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Agricultura familiar ganha destaque na Agrotecno Leite 2014

Agricultura familiar ganha destaque na Agrotecno Leite 2014
Lino De David falou sobre agricultura familiar
Tecnologias, palestras, informações e alternativas voltadas à agricultura familiar estão sendo apresentadas na oitava edição da Agrotecno Leite, que segue até quinta-feira (25/09), no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo. O presidente da Emater/RS, Lino De David, palestrou nesta terça-feira (23), sobre o cenário atual da cadeia leiteira e os desafios da agricultura familiar.

De David destacou que a produtividade do leite gaúcho está crescendo muito além da produtividade brasileira. "A cadeia do leite é uma das mais complexas, pois é um produto altamente perecível e um dos principais alimentos da mesa dos consumidores, desempenhando um papel importante no desenvolvimento do ser humano, na questão nutricional", disse. Segundo o presidente da Emater/RS, 90% dos municípios gaúchos têm o leite como uma atividade econômica. "A principal região produtora no Estado é aqui, na Metade Norte, onde está concentrada grande parte da agricultura familiar", explicou.

Sobre os desafios, De David ressaltou que a atividade leiteira deve trazer rentabilidade ao produtor. "O que se desenha hoje é uma perspectiva de crescimento de consumo do leite no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Também há uma perspectiva de aumento da produção e da produtividade, mas esta elevação tem que vir acompanhada da qualidade", ressaltou. Para De David, elevar a produção com qualidade está, necessariamente, associado a investimentos que o produtor tem que fazer e à incorporação de novas tecnologias, sejam para a produção de alimentos para o gado, sejam tecnologias de preservação do leite, de higiene, de manejo e de sanidade.

De acordo com dados apresentados na palestra, cerca de 70 mil produtores entregam leite à indústria todos os dias no Estado. "Com a saída de milhares de pessoas da miséria, com a elevação do poder aquisitivo, aumentou o consumo. Isso fez com que, nos últimos anos, a rentabilidade para o produtor melhorasse", avaliou.

Sistema de produção viável O assistente técnico regional em Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Vilmar Wruch Leitzke, palestrou sobre o sistema de produção de leite a pasto em propriedades de agricultura familiar. Segundo Leitzke, várias características fazem esse sistema ser extremamente viável para as propriedades rurais familiares. "Na região, as condições de clima permitem o pastoreio direto nas pastagens ao longo do ano, as espécies perenes de verão permitem boa oferta de pasto, espécies de inverno com boa adaptação permitem estender o uso por um período maior, conseguindo fechar o ciclo", analisou, destacando que as pastagens também tem um papel importante para a saúde dos animais.

Entre os desafios, o assistente técnico enumerou a necessidade de reduzir a penosidade do trabalho, diminuir o uso de medicamentos no tratamento dos animais, melhorar o sistema de transporte do leite, aprimorar o sistema de consórcio, utilizando as pastagens, e tornar rotineira a gestão da atividade leiteira, com processos que permitam a tomada de decisões com segurança. "A atividade leiteira à base de pasto é e continua sendo uma importante atividade para a agricultura familiar da região", finalizou.

A Agrotecno Leite é promovida pela Emater/RS-Ascar, Cotrijal, Embrapa Trigo, Instituto de Desenvolvimento de Passo Fundo, Farsul, Senar, Sebrae, Prefeitura, RBS TV, Sicredi e Universidade de Passo Fundo.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo Jornalista Vanessa Almeida de Moraes