Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Aprendiz Cooperativo: Cotrijal forma nova geração de trabalhadores

Aprendiz Cooperativo: Cotrijal forma nova geração de trabalhadores Após um ano de integração e cooperação em sala de aula e prática em diferentes setores da Cotrijal, 27 alunos da segunda turma de 2013 concluíram o Projeto Aprendiz Cooperativo. A solenidade de entrega do certificado de conclusão aconteceu na manhã do último sábado (27), no Mundo Cooperativo Gaúcho, sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O ato foi prestigiado por professores, familiares e representantes do cooperativismo gaúcho, entre eles o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Em seu discurso, antes de cumprimentar um a um os formandos, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, reforçou a importância do Projeto e disse acreditar na nova geração de trabalhadores. "As oportunidades surgem para quem tem interesse. E vocês demonstraram isso", observou. Mânica revelou ainda que desde o início do Projeto na Cotrijal, em 2008, 308 jovens já concluíram o curso de Auxiliar Administrativo para Cooperativas, sendo que 95 deles foram efetivados na Cotrijal. O presidente alertou os jovens para que continuem estudando e fiquem longe das drogas.

"A Cotrijal sempre foi parceira dessa iniciativa que prepara adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e para serem felizes na vida", destacou Perius. Ele adiantou que em 2015 o Aprendiz Cooperativo deverá passar por ajustes para se adequar à realidade do adolescente e jovem do campo. Disse ainda que teria sido uma honra para ele, se tivesse tido a oportunidade de há 50 anos atrás estar sentado no lugar dos jovens, tendo à frente na mesa um grande líder como Nei César Mânica.

"Trabalhar na Cotrijal é para todos, mas não é para qualquer um", ressaltou o presidente do Sindicato dos Comerciários de Carazinho, Ivomar de Andrade, fazendo uma referência ao profissionalismo da cooperativa.

Entre os formandos, o sentimento era de confiança com relação ao futuro. Na plateia, pais e professores orgulhosos. Com o diploma em mãos, a estudante da 7ª série da EMEF Amália Kerber, Viviam Yasmim Senhem dos Santos, 16 anos, acredita que com a experiência adquirida através do Aprendiz será mais fácil conseguir o primeiro emprego. A filha do agricultor Vair dos Santos, 46, atuou por seis meses no Supermercado Sede na reposição de mercadorias. "Foi muito importante esse contato com os colaboradores da cooperativa e clientes", reconheceu ela. A irmã Ana Júlia, 14, também sonha passar pelo Aprendiz Cooperativo.

A turma que se formou no sábado tem um diferencial: dos 30 alunos, 27 concluíram o Projeto e oito deles já foram contratados na Cotrijal. Existe a possibilidade de que novos aprendizes sejam chamados.

Também prestigiaram a cerimônia o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; o gerente da unidade da Cotrijal em Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen; o presidente da Coeducars, Ricardo Lermen; e o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos.