Vice-presidente representou a direção no evento
Os desafios são grandes, mas há solução. E para que ela chegue em tempo de evitar que o agronegócio seja penalizado com custos ainda maiores, é preciso que se cobre do governo os investimentos necessários e a fiscalização do que está sendo feito, além do incentivo à iniciativa privada. E é preciso que os diferentes modais de transporte trabalhem em conjunto. Esse foi o consenso entre os palestrantes do Painel Temático realizado na manhã da última sexta-feira (10) pela Cotrijal e pelo Grupo Diário da Manhã, no Parque Vali Albrecht, durante a ExpoCarazinho 2014.
O painel, que teve como tema "Modais do Agronegócio - Por onde vai a nossa produção?", integrou a programação oficial da feira e foi acompanhado por autoridades, lideranças e produtores da região. Palestraram o diretor-superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu da Silva Lopes; o presidente da Federação das Empresas de Logística e Transportes de Cargas no Estado do Rio Grande do sul (Fetransul), Paulo Vicente Caleffi; e o deputado Jerônimo Goergen, vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias e ex-presidente da Comissão de Implantação da Ferro Sul.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, também participou do painel, ressaltando que o crescimento da produção e da exportação de produtos agrícolas exige investimentos que garantam o adequado escoamento das safras. Mas não é o que se viu nos últimos anos. Apresentando números relacionados aos diferentes modais de transporte, ele destacou que o Brasil também perde competitividade quando se calculam os custos de escoamento interno. "Estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) indicam que o custo de escoamento interno no Brasil é cerca de 80% maior que nos Estados Unidos", informou. "O adiamento da solução desse gargalo de transporte poderá inviabilizar o crescimento projetado para a área de grãos".
Além de promover o painel, a Cotrijal participou da ExpoCarazinho como patrocinadora e manteve estande institucional no parque, onde o gerente das unidades Cotrijal de Carazinho, Luiz Di Domênico, e sua equipe recepcionaram os produtores durante os quatro dias de programação. A ExpoCarazinho iniciou no dia 9 de outubro e se estendeu até domingo, 12 de outubro.
Abertura oficial - Antes do painel, ocorreu a abertura oficial da ExpoCarazinho. O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, representou a cooperativa na solenidade e destacou a importância da feira, que mostra as potencialidades do município e contribui para o desenvolvimento de todos os setores. "A ExpoCarazinho ocorre pelo esforço conjunto de muitas lideranças e é dessa forma que devemos trabalhar também pelo desenvolvimento regional", lembrou.