Recepcionado pelo gerente de Comercial de Grãos, Irmfried Schmiedt, e por Luís Cláudio Gomes, do Departamento Comercial de Grãos, o grupo ficou impressionado com a organização, a estrutura e, principalmente, com os investimentos em tecnologia feitos pela cooperativa visando estimular o aumento da produção e da produtividade.
Os tailandeses estão no Brasil para ampliar parceria com empresas brasileiras e conhecer melhor o país, do qual importam mensalmente 120 mil toneladas de soja. Eles vieram ao Rio Grande do Sul especialmente para visitar a Cotrijal, por sugestão do gerente no Rio Grande do Sul da empresa multinacional francesa Louis Dreyfus Commodities, Maurício Franckim.
Conforme Franckim, que organizou a visita à Cotrijal juntamente com o trade da empresa no Brasil, Irineu Miqueloto, os tailandeses elogiaram a preocupação da cooperativa em incrementar a produção de alimentos, que vai ser, segundo previsão de analistas, um dos dilemas mundiais nos próximos anos em função do grande aumento da população do planeta.
Depois de assistir o vídeo institucional da Cotrijal e também da Expodireto Cotrijal 2009, os tailandeses manifestaram a necessidade de a cooperativa continuar utilizando a feira e as demais ferramentas disponíveis para incentivar o produtor a produzir cada vez mais. O grupo também se mostrou interessado no sistema de produção da região e na forma de administração das propriedades.
A comitiva que visitou a Cotrijal era integrada por representantes tailandeses da empresa Thai Vegetable Oil Public, pelo trade da Dreyfus no Brasil e pelo trade da Dreyfus na Argentina, juntamente com o gerente de originação da Dreyfus no Rio Grande do Sul.