Comemoração aconteceu no dia 11
O aniversário de 45 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Victor Graeff foi no dia 4 de outubro, mas as comemorações alusivas à data ocorreram no último sábado (11). O almoço, no Pavilhão Católico, seguido de dança e boa música, reuniu cerca de 500 associados.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, prestigiou evento e ressaltou a importância do Sindicato, que assim como a cooperativa trabalha em defesa dos interesses do produtor rural. "Os nossos associados são em grande maioria os mesmos, o que motiva o trabalho em conjunto para alinhar estratégias para o setor", destacou. O gerente da unidade Cotrijal de Victor Graeff, José Fernando Kayser, também compareceu ao evento.
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff, Volnei Jurandir Schreiner, a entidade conta hoje com mais de 950 associados e tem como questões mais urgentes assuntos relacionados ao leite, como o atraso no pagamento e dificuldades na entrega do produto por pequenos produtores. "Hoje nós não temos nenhuma garantia. Nenhum contrato assinado, somente aquela fichinha na parede onde o leiteiro anota os litros que são carregados", lamentou.
Ele citou ainda conquistas importantes da entidade como a aposentadoria no meio rural e de programas como o Pronaf que ajudam a fixar o pequeno agricultor no campo.
Sucessão- Assim como a Cotrijal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff está preocupado com a questão da sucessão nas propriedades. Para discutir o assunto, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), a quem o sindicato é ligado, irá promover entre os dias 25 e 26 de novembro, no Parque do Imigrante em Lageado, congresso voltado para os jovens da área rural.
Foto: JE Acontece