Grupo foi recepcionado na sede da Cotrijal
Um grupo de estudantes do 4º nível dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo visitou a sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque nesta quinta-feira (4). Eles vieram conhecer a Fábrica de Rações da cooperativa.
Recepcionado pelo vice-presidente da cooperativa, Enio Schroeder, e pelos gerentes de Produção Animal, Renne Granato, e da Fábrica de Rações, Marlon Petry, o grupo conheceu a história e o funcionamento da fábrica durante apresentação no escritório da sede. Depois pôde conferir o processo de produção das rações, diretamente na fábrica.
"Nossa produção está realmente sendo bem empregada. A estrutura da fábrica e da sede é realmente muito moderna", afirmou o estudante Nícolas Nadal, 20 anos, de Passo Fundo, que junto com o pai e o tio trabalha numa propriedade de 280 hectares em Passo do Miranda. Ele elogia o trabalho da cooperativa, que há seis anos faz parte da vida da família. "É um auxílio muito grande pra gente, tanto em preços quanto em assistência técnica. E além disso não temos que deixar estocados na propriedade os insumos adquiridos para a lavoura", destacou.
Também impressionada com o funcionamento da fábrica ficou a jovem Louise Albrecht da Silveira, 19 anos, que desde pequena acompanha o avô nas palestras e eventos da Cotrijal. A família tem propriedade em Almirante Tamandaré do Sul e ela revela que a visita à cooperativa oportunizou ver na prática o conhecimento obtido em sala de aula. "É importante para nossa vida acadêmica e para o futuro profissional", avaliou.
Esta é a quarta turma trazida pelo professor de Alimentação e Nutrição Animal, Fernando Pilotto, que considera a estrutura da Fábrica de Rações da Cotrijal uma referência na região. "Talvez esta seja a aula mais importante do semestre porque aqui podemos ter uma noção real do que vemos em sala de aula", disse. As outras três visitas aconteceram em novembro de 2013.
O vice-presidente Enio Schroeder destacou que em 57 anos de existência, a cooperativa sempre teve o foco de ajudar o produtor a crescer e para isso ela conta com profissionais que sabem fazer a diferença. "Vocês são o futuro do agronegócio e do cooperativismo e contamos com o seu trabalho para contribuir com o crescimento desses dois setores", afirmou.