Produtores vieram conhecer estrutura da Cotrijal
Um grupo de produtores, colaboradores, conselheiros e diretores da Cooperativa Vinícola Garibaldi, de Garibaldi, esteve na Cotrijal, na manhã desta quinta-feira (11). A visita foi organizada pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Fecovinho), com o objetivo de conhecer a estrutura da Cotrijal.
Atentos a todas as informações, os produtores mostraram interesse especialmente em saber como a Cotrijal se tornou referência em tecnologia, gestão e organização. Segundo o diretor-executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, embora as duas cooperativas trabalhem com negócios diferentes, muitos desafios são comuns. "Viemos aprender e trocar experiências", explicou.
O diretor-administrativo da cooperativa de Garibaldi, Alexandre Angonesi, relatou que um dos trabalhos que levou o grupo a incluir a Cotrijal no roteiro de visitas é a organização do quadro social, com projetos voltados à sucessão familiar. "Temos muitos jovens saindo do interior e além disso falta mão de obra", relatou. "E a Cotrijal vem procurando fazer um trabalho forte para incentivar a juventude a permanecer na atividade".
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, recepcionou o grupo, junto com o vice-presidente, Enio Schroeder, o superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima, e coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista, Leila Mertins. Mânica agradeceu a visita e parabenizou a Garibaldi por incentivar os jovens a buscarem informações que possam ajudá-los a melhorar os resultados da propriedade e da sua cooperativa.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi foi fundada em janeiro de 1931 e completa 84 anos em 2015. Possui 370 associados e tem investido em tecnologia para aprimorar a produção, especialmente na assessoria técnica às famílias. Além da Cotrijal, o grupo visitou duas cooperativas em Santa Maria.