Produtores acompanharam a colheita dos materiais
A colheita da cultura do milho na região iniciou na última semana. Em Victor Graeff, a abertura oficial dos trabalhos foi marcada por uma Tarde de Campo realizada pela Cotrijal na sexta-feira (16/01), em Linha Jacuí.
A atividade, que contou com a presença de produtores da região, foi coordenada pelo Departamento Técnico da cooperativa e teve a participação de profissionais das empresas DuPont e Pioneer, que apresentaram as principais tecnologias utilizadas na cultura do milho.
O produtor Diemerson Borghardt cultivou 95 hectares de milho e iniciou a colheita no dia 13 de janeiro com a média inicial de 115 sacos/ha. A sua expectativa é concluir a colheita com uma média final superior a 140 sacos por hectare. "Apesar dos últimos resultados que obtivemos com a cultura do milho, para essa safra aumentamos a área e estamos satisfeitos. Tivemos alguns problemas como a escassez de chuva em novembro e com os danos causados pela lagarta do cartucho. Mas seguimos as orientações do Departamento Técnico da Cotrijal e estamos com uma boa expectativa para a cultura".
No Rio Grande do Sul a expectativa é para uma colheita entre 4,5 milhões e 5 milhões de toneladas do cereal entre janeiro e fevereiro, de uma área de aproximadamente 850 mil hectares, segundo projeção da Associação dos Produtores de Milho do estado (Apromilho-RS) e da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
A expectativa das entidades está em linha com o estimado pela Emater do Rio Grande do Sul, que calcula a produção no Estado em 4,79 milhões de toneladas, afirmando também que as lavouras registram bom potencial produtivo e qualidade comercial.