Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal alerta para incidência de pragas na soja

Cotrijal alerta para incidência de pragas na soja
Lagarta falsa-medideira está presente nas lavouras
Depois de redobrar a atenção com a Helicoverpa armigera na safra 2013/2014, agora os produtores da região devem estar atentos para outra lagarta, a Pseudoplusia includens, mais conhecida como falsa-medideira.

O alerta é dos profissionais do Departamento Técnico da Cotrijal que atuam em Passo Fundo. Eles chamam a atenção para a alta incidência da praga na região, com o aumento rápido da população. "O intervalo entre as aplicações de inseticidas deve ser reduzido, com a incorporação de produtos específicos para o manejo dessa praga", explica o engenheiro agrônomo Leonardo Rosso.

Ele lembra que a praga costuma permanecer boa parte do dia na parte baixa das plantas (soja) para se proteger do calor. "Devemos aproveitar o final das tardes ou o início das noites para uma aplicação com maior chance de acerto. E o controle químico deve ser composto de vários princípios ativos e modos de ação diferenciados, com uso escalonado, o que aumentará a eficiência da aplicação", recomenda.

Outro alerta é para a regulagem dos bicos do pulverizador. Segundo Leonardo Rosso, o ideal é que as gotas variem de média a fina. "Temos que levar em consideração a temperatura e a umidade do ar, fatores que analisados de forma equivocada podem comprometer a eficiência da aplicação", explica o profissional técnico da Cotrijal, que também solicita que em caso de dúvidas o produtor procure o Departamento Técnico da cooperativa, que está apto a orientar a melhor estratégia de controle. "É importante lembrar também que um bom monitoramento nas lavouras pode fazer a diferença".
Foto: Registro fotográfico realizado pelo eng. agrônomo, Leonardo Rosso, em lavoura localizada no interior de Passo Fundo.