Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Concurso de Silagem: Cotrijal e Syngenta anunciam vencedores

Concurso de Silagem: Cotrijal e Syngenta anunciam vencedores
Evento aconteceu na última quinta-feira (26)
Os ganhadores foram conhecidos durante evento na sede da Associação dos Funcionários da Cotrijal, em Não-Me-Toque, reunindo os produtores participantes do concurso e seus familiares, a equipe da Unidade de Produção Animal, gerentes, superintendentes e direção da Cotrijal, além da equipe da Syngenta.

Nesta primeira edição, 34 produtores, dos municípios de Não-Me-Toque, Colorado, Victor Graeff, Tio Hugo, Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Ibirapuitã, Coqueiros do Sul, Saldanha Marinho e Nicolau Vergueiro participaram do concurso. Eles receberam acompanhamento da Cotrijal e da Syngenta desde o plantio até o corte do milho e a produção da silagem.

Foram premiados dois produtores que obtiveram melhor desempenho em cada um dos quatro híbridos de milho que a Syngenta comercializa para uso na produção de silagem. O critério para seleção dos vencedores foi a produtividade (massa verde/hectare) e a análise bromatológica (avaliação das substâncias nutritivas), feita em laboratório. Cada um ganhou um vale-compras para aquisição de produtos nas Lojas Cotrijal.

"O maior prêmio não foi vencer o concurso, mas o resultado que tivemos em termos de aumento da produtividade", avalia Ari Schneider, de Santo Antônio do Planalto, que conquistou o primeiro lugar com o híbrido Maximus Viptera 3. "Já garanti a semente para a próxima safra e vou me inscrever no concurso novamente".

"O resultado foi melhor do que a gente esperava", comemorou Douglas Baumgardt, que trabalha com o pai Lair Baumgardt em Tio Hugo. A propriedade conquistou o primeiro lugar com o híbrido Velox. "E agora temos dados que podemos analisar para melhorar ainda mais a silagem do próximo ano", destacou.

SEGURANÇA E RECONHECIMENTO - O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, disse que através do concurso a cooperativa pretende estimular os produtores a buscarem maior produtividade, melhorando a renda das propriedades. "A bacia leiteira tem importante papel econômico e social e precisamos investir em ferramentas e tecnologias que garantam segurança ao produtor. Através desse concurso, conseguimos fazer com que nossos produtores deem ainda mais atenção a um dos componentes fundamentais da atividade, que é a alimentação", explicou.

O coordenador de Marketing da Syngenta no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Helton Araújo, lembrou que o concurso é uma inovação dentro do Projeto Sillus e que já na primeira edição teve excelente resultado. O Projeto Sillus foi criado há três anos pela empresa e orienta os produtores do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na produção de silagem, fazendo o acompanhamento de todas as etapas de produção. "O concurso é uma iniciativa inédita, formulada em parceria com a Cotrijal, e acreditamos que vai agregar conhecimento e renda para as propriedades", afirmou.
GANHADORES - Confira a relação completa dos vencedores do Concurso de Silagem Cotrijal e Syngenta 2014/15:

Maximus Viptera: 1º lugar - Ari Schneider - Santo Antônio do Planalto 2º lugar - Ivanor Bosse - Coqueiros do Sul

Velox: 1º lugar - Lair Baumgardt - Tio Hugo 2º lugar - Valmir Sacks - Coqueiros do Sul

Defender Viptera: 1º lugar - Maurício Klein - Colorado 2º lugar - Divo Telmo Roos - Coqueiros do Sul

Feroz Viptera: 1º lugar - Cláudio Vicente Diedrich - Coqueiros do Sul 2º lugar - Adelino Dal Pício - Colorado

Também foram premiados os profissionais do Departamento Veterinário que obtiveram melhor média de litros de leite/hectare dos seus assistidos. São eles: 1º lugar - Eduardo Bosse; 2º lugar - Kleiton Kissmann; 3º lugar - Rafael Backes.