Meriele (dir.) e Cristina (esq.) foram aprendizes
Filhas de produtores rurais Merieli Luana Görgen e Cristina Dal Pizzol, ambas de 23 anos, foram duas das jovens que levaram a sério a oportunidade e hoje têm bons motivos para festejar. Meriele atua, desde o ano passado, como Auxiliar Administrativo II na área de Finanças, e Cristina, desde 2011, na função de Assistente Administrativo I na área Contábil, graças ao excelente desempenho que tiveram nos setores por onde passaram na Cotrijal de Não-Me-Toque.
Tudo começou quando as amigas de Colorado vieram morar em Não-Me-Toque com um único objetivo em mente: aprender mais de olho no futuro. "O Aprendiz Cooperativo abre portas. Me senti mais segura para dar o primeiro passo no mercado de trabalho", garante Meriele, que sonha ir além. Atualmente ela cursa Administração, à noite, na Ulbra. A colega Cristina se formou em fevereiro deste ano em Administração pela UPF de Carazinho e pensa em fazer pós-graduação na área. "Para a gente que é do interior, fica mais fácil com o Aprendiz. É uma grande oportunidade, mas para quem encara o desafio com responsabilidade", reconhece.
Se depender de elogios, a escolha foi acertada. "A Cristina é uma pessoa comprometida e que tem potencial para crescer dentro da Cotrijal", afirma o gerente de Controladoria João Algayer. O gerente do Financeiro Luciano Loesch também disse estar satisfeito com o trabalho de Merieli. "Ela é bastante interessada em aprender e vai em busca de novos conhecimentos", diz.
Aprendiz - Ações como treinamentos de integração, reunião com pais dos aprendizes e o envolvimento direto com a capacitação e avaliação dos jovens na atividade prática nos setores da Cotrijal pelos gerentes, supervisores e colegas têm ajudado a construir indicadores positivos em relação ao programa. Na Cotrijal, o número de desistências é 50% menor e das contratações, 75% maior do que a média das demais cooperativas do Estado.
"Esse é o resultado de um trabalho que vem sendo construído há sete anos. É por esta razão que a participação e dedicação de cada jovem merece o nosso reconhecimento", ressalta a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Iara Silveira da Cruz.
Data - Esta sexta-feira, 24 de abril, será de comemoração para os adolescentes e jovens que participam da iniciativa. A data celebra o Dia do Aprendiz. "Me sinto ainda mais motivada para correr atrás do que eu acredito", comenta a adolescente Mariéli da Silva Wulff, 15 anos, da turma de Aprendiz de agosto de 2014.
Cases de sucesso
A gestão do Programa Aprendiz Cooperativo na Cotrijal foi um dos cases de sucesso apresentados durante evento em Porto Alegre no início de abril. Promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o Encontro de Profissionais de Gestão de Pessoas em Cooperativas contou com a participação de 52 profissionais representando 40 cooperativas do RS. A apresentação dos dados da Cotrijal foi realizada pela gerente de DHO, Iara Silveira da Cruz. Além da Cotrijal, compartilharam suas experiências com o programa as cooperativas Cotripal e Languiru.