Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Liderança comprometida com a Cotrijal

Liderança comprometida com a Cotrijal
OS líderes debateram os desafios da Cotrijal
Uma organização forte e competitiva se constrói com lideranças comprometidas. Essa é a convicção dos participantes do 14º Seminário de Líderes de Núcleo da Cotrijal, que encerra nesta quinta-feira (14) em Machadinho. O evento, que iniciou na terça (12), teve como objetivo debater os desafios da Cotrijal diante da tendência de um mercado cada vez mais centralizado, dominado por grandes grupos, e a importância do líder como motivador da união entre quadro social e cooperativa.

O professor e escritor Gilclér Regina, um dos palestrantes do seminário, levou os líderes de núcleo a refletirem sobre a importância das escolhas. Fez o público rir e também se emocionar, deixando a certeza de que as pessoas são o reflexo daquilo que projetaram para suas vidas. "O líder deve ser o espelho da cooperativa. E como dono deve trabalhar para mantê-la forte", afirmou.

Segundo o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, os desafios para uma empresa se manter aumentam ano a ano. "O mercado será cada vez mais competitivo e instável e o produtor deve escolher quem quer ao seu lado para vencer esses desafios", afirmou, mostrando os números da última safra de verão, em que os produtores da Cotrijal se destacaram pelas médias de produtividade.


Na avaliação do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, a gestão eficiente é o único caminho para a sustentabilidade de uma empresa, seja ela cooperativa ou não. Para isso, é imprescindível que direção, superintendentes, gerentes, conselheiros e líderes, que estão à frente da organização, caminhem em sintonia. "É preciso aproveitar as oportunidades, mas sempre com os pés no chão e com transparência", destacou.

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, elogiou o trabalho dos líderes de núcleo e reforçou a importância do comprometimento do grupo com a cooperativa. "Somos uma organização de muitos donos e esses donos precisam estar juntos, ajudando uns aos outros. A cooperativa existe em função do produtor e é para atender as suas necessidades que trabalhamos, buscando auxiliá-los a ter melhor resultado econômico mas também vendo o lado social".

VISITA - A programação do seminário iniciou com visita à Cooperativa Copérdia, com sede em Concórdia (SC), na tarde de terça-feira. O grupo da Cotrijal foi recepcionado pela equipe de gerentes, liderada pelo presidente Valdemar Bordignon, e ficou impressionado principalmente com os números da coirmã, que tem cerca de 17 mil associados, a maioria, pequenos produtores que trabalham com terminação de suínos, e atua em 58 municípios. "É uma honra recebermos a liderança da Cotrijal, que para nós é uma referência em gestão, organização e tecnologia", disse, Bordignon.