O veranico de maio deve cumprir com as expectativas neste ano. O impacto do El Niño – fenômeno climático que aquece as águas do Oceano Pacífico, refletindo na temperatura os efeitos de mudanças na circulação atmosférica – deve proporcionar aos gaúchos uma semana com máximas em torno dos 27ºC. E, mais tarde, um inverno com menos casacos do que o de costume.
– Haverá momentos de frio, como sempre tem. Mas, no geral, a média das temperaturas nos próximos meses deve ficar acima do normal – diz a meteorologista Aline Tochio, do Climatempo.
A média histórica de mínima e máxima para junho gira entre 10ºC e 20ºC. Já em julho e agosto, os números costumam ser um pouco mais elevados: 11ºC e 21ºC. A travessura do El Niño, quando ocorre nesta época do ano – outono no hemisfério sul – , é empurrar a barra dos termômetros um pouco para cima.
Neste ano, o fenômeno chegou de mãos dadas com uma frente fria vinda da Argentina. Mas a chuva durou pouco – na segunda-feira, seguiu em direção ao oceano, deixando para trás a massa de ar seco que vem predominando.
A onda de calor deve se despedir do Estado no sábado, quando pancadas de chuva abrirão caminho para uma nova frente fria vinda de terras hermanas. No domingo, a temperatura pode não passar dos 21ºC. A primeira quinzena de maio se mostrou mais amena que o mesmo período de 2014, quando o El Niño não quis brincar com o clima. A temperatura média foi de 23,4ºC, contra 23,6ºC do ano anterior.
Fonte: Zero Hora