Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal apoia ação antitabagismo

Cotrijal apoia ação antitabagismo
Reinboldo,83 anos, de Não-Me-Toque, já foi fumante
Muitos são os malefícios que o ato de fumar pode provocar ao organismo. Uma das doenças que mais estão relacionadas com o uso prolongado do cigarro é o câncer. Para sensibilizar e alertar as pessoas sobre o hábito nada saudável, as agentes de saúde do município de Não-Me-Toque, realizaram uma ação, nesta segunda-feira (1º), com a distribuição de mudas de árvores, em frente à Secretaria e Posto de Saúde. A iniciativa foi alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, festejado no domingo, 31 de maio, e contou com o apoio da Cotrijal. "A Cotrijal fica feliz em colaborar com a campanha, através da doação de mudas de árvores nativas. Além de incentivar o cuidado da saúde das pessoas, contribui com o meio ambiente", destacou a coordenadora de Meio Ambiente da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao. Segundo a secretária adjunta de Saúde, Amélia Sebastiani, a iniciativa buscou alertar sobre os males causados pelo tabagismo e trazer uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

A maioria que passou pelo local era ex-fumante e fez questão de festejar a mudança de hábito. Foi o caso do aposentado Reinboldo Francisco Scherer, 83 anos, há mais de 30 anos sem colocar um cigarro na boca. "Troquei a carteira de cigarro por canela e cravo e balas de hortelã e menta. Deu certo. Tudo melhorou", disse.


O construtor Aldino Roque de Oliveira, 56 anos, também levou muda de árvore para plantar em chácara no município. "Não foi fácil largar do cigarro. Foram várias as recaídas, mas pensei na saúde e na minha família. Como que eu ia brincar com os netos?", comentou.

A decisão de parar é pessoal e requer determinação. "Muitas das pessoas que abandonaram o cigarro fazem questão de nos procurar. Elas lembram até do dia", adiantou a agente de saúde, Marli Canal, 60 anos. Ela também já foi fumante e sabe o quanto é difícil deixar o vício.