Nove agroindústrias participaram da capacitação
Contribuir para melhorar a qualidade e segurança dos alimentos produzidos. Este foi objetivo maior da capacitação para nove agroindústrias de Não-Me-Toque realizada nos dias 27 de abril, 18 de maio e nesta segunda-feira, 8 de junho, na Casa da Família Rural, junto ao Parque da Expodireto Cotrijal.
"Aqui recebemos instruções importantes e que farão a diferença para o nosso negócio", disse o agricultor e proprietário da agroindústria Morangos Tsiga, Renan André Kilp. "Na correria do dia a dia deixamos de lado alguns procedimentos que podem fazer a diferença. Práticas que nos auxiliam na realização de um trabalho de qualidade e seguro", explicou o agricultor, que cultiva e comercializa morangos há cinco anos na região.
Para o supervisor da Emater, Abel Tochetto, a capacitação trouxe temas de interesse de todas as agroindústrias, com o objetivo de motivar o desenvolvimento e a busca pela informação dos agricultores. "A Emater trabalha com qualificação para que os processos possam ser desenvolvidos da melhor forma possível. Agora os produtores rurais vão poder agregar mais valor ao seu negócio".
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, avaliou de forma positiva a capacitação e chamou a atenção para o momento atual da agricultura, com destaque para a necessidade dos agricultores buscarem alternativas para um incremento na renda familiar. "Hoje a informação está cada vez mais presente em nossas vidas. O que reforça a importância da participação em treinamentos, cursos e palestras, assim vamos caminhando em prol do desenvolvimento dos nossos negócios e das nossas vidas".
A solenidade de encerramento também contou com a participação do prefeito em exercício de Não-Me-Toque, o vereador Ibanes de Quadros; do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivan César Machry; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Paulo Nienow e do extensionista rural da Emater, Celso Siebert.