Rafaelo Balbinot apresentou dados sobre o CAR
Os principais capítulos do Novo Código Florestal Brasileiro foram apresentados para um grupo de produtores rurais, associados da Cotrijal, na quinta-feira (11), em palestra realizada no Parque da Expodireto Cotrijal.
A atividade fez parte da programação do "Mês do Meio Ambiente" de Não-Me-Toque e contou com a participação do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rafaelo Balbinot, que palestrou por cerca de duas horas, com informações e comentários para que os produtores rurais possam realizar de forma correta o Cadastro Ambiental Rural (CAR). "O objetivo do Código Florestal é conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. O que motiva os produtores a realizarem um diagnóstico das propriedades, identificando as áreas de preservação que não serão mais plantadas, o que é feito através do CAR", explicou Balbinot. Ao final, ele alertou produtores para que procurem entidades e profissionais para a realização do cadastro.
Heitor Palharini, acompanhou atentamente a palestra e saiu convencido de que é dever do produtor rural buscar as informações e realizar o processo. "O professor deixou bem claro que esse cadastro é de nossa responsabilidade. Vamos ter o auxílio dos Sindicatos e não podemos deixar para a última hora, mas o importante é que estamos recebendo essas informações com tempo para organizarmos a nossa situação".
Outro associado da Cotrijal que deixou a palestra satisfeito foi Dilvo Antônio Hasler. Ele acredita que o produtor que estiver em dia com o cadastro terá vantagens. "Sem o CAR podemos até perder o direito a financiamentos e políticas de governo, ou seja, vamos ter mais dificuldades para produzir. Cada caso é um caso, mas assim que tiver condições eu vou realizar esse cadastro".
A cooperativa foi representada no evento pelo presidente, Nei César Mânica; do vice-presidente, Enio Schroeder; do superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima; da coordenadora de Meio Ambiente, Deisi Sebastiani Nicolao; gerentes de unidades, engenheiros agrônomos e demais colaboradores.
O evento foi uma promoção da Prefeitura Municipal, em parceria com a Cotrijal, o Sindicato Rural e o Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque.