Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Limpeza e Secagem de Grãos é tema de treinamento pós-colheita

Limpeza e Secagem de Grãos é tema de treinamento pós-colheita
Ricardo Martins coordenou o treinamento
O período de entressafra é visto na Cotrijal como um momento de rever conceitos e aprimorar processos. Colaboradores de vários setores da cooperativa aproveitam a "janela" entre uma safra e outra para nivelar informações e atualizar dados já visando a próxima colheita, através de treinamentos.

De 16 a 23 de junho, um grupo de 100 colaboradores, divididos em três turmas, participou do Treinamento sobre Limpeza e Secagem de Grãos. As atividades práticas e teóricas, que tinham como foco a limpeza, aeração e termometria, foram direcionadas a coordenadores operacionais de unidades, operadores de secador e armazéns e técnicos de controle de qualidade de grãos.

"A Cotrijal é referência no Estado e necessita de colaboradores capacitados e motivados. O treinamento é uma maneira de atualizar operações e mostrar a necessidade de todos seguirem a mesma linha de trabalho, além de criar uma consciência crítica entre os operadores", observou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ricardo Martins.

O operador de secagem Valmor Quintus, 38 anos, de Coxilha, participou pela primeira vez da capacitação. Ele reconhece o empenho da cooperativa em qualificar o quadro de colaboradores, o que motiva e prepara para os trabalhos com a safra. "Foi muito bom. O curso chama a atenção para questões que envolvem a temperatura do forno, regulagem do secador e outros pontos que exigem cuidados redobrados", ressaltou.
Há sete meses na Cotrijal, o operador de armazém João Carlos Ferreira, 45 anos, de Pinhal da Serra, ficou satisfeito com as informações recebidas e disse que a cooperativa está correta em qualificar e pensar na próxima safra. "Cada safra é um desafio. No treinamento, a gente tira dúvidas e troca experiências", disse.

"O principal negócio da cooperativa é o grão. O treinamento é uma forma de capacitar colaboradores para que a qualidade do grão estocado em armazéns e silos seja mantida", destaca o gerente de Armazenagem de Grãos, Tadeu Garibotti.