Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal participa de seminário na Assembleia Legislativa do RS

Cotrijal participa de seminário na Assembleia Legislativa do RS
A direção da Cotrijal participou do evento
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, e o vice-presidente, Enio Schroeder, participaram na última segunda-feira, 22 de junho, na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, do 7º seminário do Ciclo de Palestras e Debates, promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. O evento contou com a presença da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que falou sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016.

Durante o Seminário, os produtores de arroz do estado apresentaram reivindicações à ministra e pediram, entre outros itens, carência para pagamento de dívidas, prorrogação de financiamentos e políticas de inventivo a exportações. Kátia Abreu afirmou aos produtores que o governo poderá criar um grupo de trabalho para analisar a proposta de prorrogação das dívidas e destacou que as exportações de arroz poderão ser alavancadas."O Mapa tem um grande trabalho para aumentar as exportações. Temos que encontrar os mercados e diminuir nossas barreiras, e o arroz poderá ser incluído nos nossos projetos", disse.

Em relação ao preço mínimo do arroz, Kátia Abreu afirmou que o ministério estará aberto ao diálogo. "Podemos ajustar, tudo é possível de diálogo, mas tudo depende de argumentação técnica", ponderou. Ela também se comprometeu a receber representantes de entidades dos arrozeiros no mês de julho, no Mapa, em Brasília, para tratar de assuntos de interesse da cadeia produtiva.

A ministra Kátia Abreu destacou em suas colocações o aumento do volume de recursos a juros controlados previstos no Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016. O plano, lançado no início do mês, disponibilizará R$ 94,5 bilhões a taxas subsidiadas, o que representa 64% do total de recursos programadas para a safra, de R$ 187,7 bilhões.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, fez colocações sobre a importância de políticas agrícolas definidas não só para o arroz, mas para todas as culturas. Mânica ressaltou ainda a necessidade de um seguro agrícola que garanta renda aos produtores.

Assinatura decreto - Após o seminário, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, e o vice-presidente, Enio Schroeder, participaram da cerimônia de assinatura do decreto que estabelece regras para os imóveis localizados no Bioma Pampa e regulamenta o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Rio Grande do Sul. O ato, no Palácio Piratini, contou com a participação da ministra da Agricultura, Kátia Abreu; da senadora Ana Amélia Lemos; do presidente da Assembleia, deputado Edson Brum, e de instituições como a Farsul, Fetag e Fecoagro.

Foto: Luiz Chaves /Palácio Piratini