Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Na Cotrijal, todo o dia é Dia de Cooperar

Na Cotrijal, todo o dia é Dia de Cooperar
O Dia C é lembrado pela direção
Um dos diferenciais da Cotrijal são as relações mais humanizadas e a sustentabilidade. Em vários eventos durante o ano, a cooperativa trabalha temas e reflexões de como aliar renda sem agredir a natureza em projetos de educação envolvendo crianças, jovens e adultos. E para selar esse compromisso, ainda integra-se a iniciativas de educação ambiental desenvolvidas por escolas, entidades e organizações, na certeza de que este é o caminho para um mundo melhor.

O Dia C - Dia de Cooperar, neste sábado, dia 4 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo é uma das ações do Sistema OCB que vem ao encontro do que a Cotrijal acredita e defende: que as conquistas coletivas se refletem no comportamento de otimismo e de ânimo das pessoas e das comunidades em relação ao futuro, mesmo diante de possíveis adversidades.

No Estado, são 99 as iniciativas inscritas e 170 cooperativas envolvidas de 77 municípios para mostrar ações voltadas ao bem comum, a essência do cooperativismo. Os números iniciais superam o objetivo inicial do Sescoop/RS no primeiro ano de participação do Estado no Programa, que tinha como meta envolver no mínimo 40 municípios e 40 cooperativas.

A Cotrijal mostrou que é parceira desse tipo de iniciativa, vestindo as cores da campanha. A ação visa articular forças Brasil afora para criar um mundo mais justo e melhor para se viver. "O Dia de Cooperar demonstra que o sistema cooperativista é integração, associativismo e participação. A cooperativa olha o ano todo para quem gera a produção, sem deixar de lado a questão da sustentabilidade. Preocupa-se com o social e ambiental. As oficinas de reciclagem na Expodireto são uma mostra disso" ressaltou o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

Na Cotrijal, os negócios, a questão ambiental e a sustentabilidade caminham de forma harmônica e interligadas. "A cooperativa preocupa-se com a produção, mas tem responsabilidades para com as gerações futuras. O ambiental faz parte dos negócios da Cotrijal. É por isso que promove ações durante a Expodireto para mostrar aos agricultores e a sociedade trabalhos efetivos que desenvolve nessa área", enfatizou o superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima.
Material reciclável vira arte na cooperativa

Para despertar uma maior consciência ambiental quanto a destinação de resíduos e aumentar as possibilidades de geração de renda de forma coletiva e sustentável, a Cotrijal incentiva a reciclar e mostra como transformar materiais que geralmente vão parar no lixo em objetos decorativos e úteis e brinquedos.

As oficinas de materiais recicláveis, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizadas durante a Expodireto Cotrijal 2015, em março, na Casa do Meio Ambiente, Espaço da Natureza, atraíram especialmente a atenção de estudantes e professores. A gurizada se mostrou empolgada com a possibilidade de transformar garrafas pet, latas, plásticos, vidros e papelão em porta-lápis, brinquedos e sacolas. A atividade contagiou também educadores e visitantes. Foram realizadas ainda minipalestras de conscientização. O evento recebeu um público de mais de 230 mil pessoas. Boa parte desses visitantes passaram pelo Espaço da Natureza.

"Todos podem contribuir através de atitudes simples no dia a dia. Quem visita a feira tem um contato direto com ações que estimulam o cuidado e a preservação do meio ambiente. É o que a gente busca mostrar e trabalhar no Espaço da Natureza", destacou a bióloga e coordenadora do Meio Ambiente da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao.