As atividades práticas chamaram a atenção
Uma equipe atendendo um rapaz com suposta fratura na perna chamou a atenção dos clientes do Supermercado Cotrijal Sede, em Não-Me-Toque, no final da tarde de sábado, 4/7. Parecia real, mas era apenas uma simulação, parte do treinamento sobre primeiros socorros que estava sendo ministrado para colaboradores da área de segurança do trabalho da Cotrijal.
A ideia do instrutor Edson Zavalhia Sarzi foi simular o acidente em local de grande fluxo de pessoas, para que o treinamento apresentasse as dificuldades e obstáculos do dia a dia. "O curso apresenta noções e princípios de primeiros socorros para oferecer uma maior segurança em caso de acidentes dentro da empresa. Um colaborador bem treinado tem condições de oferecer atendimento adequado do início ao fim, com procedimentos básicos até a chegada de uma equipe avançada ou até levar essa pessoa com segurança até o hospital", explicou Sarzi, que é enfermeiro especializado em urgência, emergência e trauma e enfermagem do trabalho, atuando no Hospital São José, de Giruá.
Com experiência e conhecimento, o instrutor procurou repassar as principais técnicas de primeiros socorros durante o treinamento. "O socorrista deve agir com rapidez e saber o que está fazendo, principalmente nos primeiros 60 segundos de atendimento, que chamamos de minuto de ouro. Aquele minuto não volta mais. É preciso manter a calma e identificar o que está acontecendo para ter a conduta e procedimentos corretos. Um procedimento errado pode deixar sequelas irreversíveis", comentou Sarzi, exemplificando: "Em caso de mal súbito de familiar, por exemplo, a orientação é manter-se calmo, tentar localizar o telefone de emergência, chamar a equipe e saber passar nome, endereço, enfim, dar condições para que a equipe que está do outro lado do telefone chegue com rapidez e segurança no local".
Para o técnico em enfermagem da Cotrijal, Éder Schwalbert, a participação no treinamento qualifica o profissional e o aproxima da realidade. "É muito bom revisar essa parte prática com um especialista na área. É importante para que possamos ser bem-sucedidos nos atendimentos".
Evandro Schmitz de Oliveira, técnico de Segurança do Trabalho da cooperativa, avaliou de forma positiva o curso e fez referência ao currículo e a experiência do instrutor. "Ele tem o conhecimento e a vivência necessária para nos direcionar para a realização de um trabalho com total segurança e profissionalismo. Um atendimento bem-sucedido, do começo ao fim, pode salvar uma vida".
O superintendente Administrativo-Financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert, acompanhou a abertura do curso e reforçou que os colaboradores precisam estar bem preparados para agir e resolver questões que envolvam a segurança e a saúde de demais colegas. "As empresas estão cada vez mais investindo em segurança e a Cotrijal também quer qualificar seus colaboradores".
O treinamento foi voltado a todos os profissionais da Cotrijal que trabalham na área de segurança do trabalho (Sesmt - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e Operações). Além de Eder e Evandro, participaram do treinamento os técnicos em segurança do trabalho Atos Ferreira Ourique, Deisi De Gasperi e Jean Francisco de Quadros. Também acompanhou o início do treinamento o coordenador do Departamento Pessoal e Sesmt, César Alberton.