Evandro apresentou os equipamentos de segurança
Os novos integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) da Cotrijal participaram, nos dias 6 e 7 de julho, de treinamento visando a preparação para exercer o cargo.
A atividade teve a participação dos 77 membros das 15 Cipas que envolvem as unidades da cooperativa. Os colaboradores da unidade de Esmeralda, onde foi criada neste ano a Cipa, receberão o treinamento nos próximos dias.
Sob a orientação do técnico de Segurança do Trabalho Evandro Schmitz de Oliveira, os novos cipeiros receberam orientações sobre prevenção de acidentes, uso de equipamento de segurança, riscos existentes nos diferentes locais de trabalho, noções de primeiros socorros, legislação trabalhista e prevenção de incêndios. Também responderam a um questionário para apurar seus conhecimentos em relação à legislação trabalhista e prevenção de acidentes. "A turma apresentou grande interesse pelos assuntos trabalhados, conseguimos rever conceitos e trazer algumas novidades que qualificam os colaboradores para o trabalho com a Cipa", comentou Oliveira.
Egon Atilario Galzer, 60 anos, trabalha no armazém do entreposto de Igrejinha e comemorou a instalação da Cipa na unidade. "A demanda de serviços aumentou e consequentemente os riscos. Por isso é necessário que cada um faça a sua parte e colabore para a segurança de todos os colegas", comenta o cipeiro, que está preparado para o desempenho da função. "Esse curso nos trouxe muitas informações e agora cabe a cada um de nós, cipeiros, cobrar e fiscalizar. Temos que agir para evitar novos acidentes".
Vanderlei Luís Doerings é colaborador do Supermercado Cotrijal em Victor Graeff e já fazia parte da Cipa. Acostumado com o dia a dia do cargo, ele vê de forma positiva a realização da capacitação. "Nossa presença nas unidades é de extrema importância. Estamos capacitados para agir em caso de acidentes. Mas nosso objetivo maior é atuar de forma preventiva para garantir a nossa e a segurança dos colegas", comenta o colaborador.
Cipeiros - Dentre as atribuições dos cipeiros estão: identificar os riscos do processo de trabalho, elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; e realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores
A Cipa - A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Conforme legislação do Ministério do Trabalho, é obrigatória para empresas que possuam funcionários com vínculo empregatício e deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados.