O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, saudou autoridades e as demais pessoas presentes no evento, dando destaque especial para àqueles que, na sua opinião, foram importantes para que a feira atingisse, "este império; esta grandeza que é hoje". Entre os destaques de Nei Mânica estão os expositores, os colaboradores da Cotrijal e os profissionais de imprensa, "que souberam nos entender desde o início, e levaram a marca ‘Expodireto Cotrijal’ para o mundo", enfatizou.
"A Expodireto Cotrijal é o exemplo do que é possível se fazer com o povo gaúcho unido. Esta união é possível. Aqui se pode ver que a idéia do cooperativismo é possível", definiu o deputado, presidente da Assembléia Legislativa, Giovani Cherini, que apresentou a sua idéia dos três elos para convocar a união do povo gaúcho na busca por melhorias para sua gente. Cherini também destacou a presença de 10 deputados estaduais no Parque da Expodireto neste primeiro dia, e em seu nome e de todos eles, fez questão de registrar que a idéia do presidente da Cotrijal Expodireto, Nei Mânica, da instalação da Casa da Assembléia Legislativa no parque de Exposições, para que a AL se faça mais presente entre os visitantes da feira se concretize, será prontamente atendida, e estará em funcionamento na XII edição da feira, em 2011.
O prefeito municipal de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, destacou que a Expodireto Cotrijal, através da organização da Cotrijal, entre outros valores, trouxe orgulho para a população de mais de 16 mil habitantes do município. "A Expodireto Cotrijal sabe valorizar cada segmento do campo, independente do seu tamanho. Mas o mais importante na realização da feira aqui é o orgulho que ela trouxe para o nosso povo", reforçou Piva, citando que a Administração Municipal de Não-Me-Toque está toda envolvida com a Expodireto Cotrijal, e está empenhada, também, em bem receber os seus visitantes.
"Para mim é sempre um prazer estar aqui! Aqui é um momento em que se celebra o sucesso, a organização, e os frutos de um trabalho bem feito. Porque temos, sim, que celebrar o trabalho bem feito; temos sim, que celebrar o sucesso, e homenagear àqueles que fazem sucesso. E a Expodireto Cotrijal é este lugar", foram as primeiras palavras de incentivo da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, dando destaque para o evento realizado no dia anterior, o Troféu Brasil Expodireto, que premiou a governadora entre outras 13 autoridades ligadas ao agronegócio. Dizendo-se muito feliz, a governadora aproveitou a grande presença de público na Abertura Oficial da Expodireto Cotrijal para fazer um pequeno balanço das obras do seu governo na Região, bem como para comunicar outras a serem iniciadas num curto espaço de tempo, todas reivindicações de prefeitos e do presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, como o asfaltamento da rodovia que liga Colorado a Não-Me-Toque, uma reivindicação antiga da população dos dois municípios.
"A Expodireto Cotrijal é a compreensão do coletivo. Esta feira é a locomotiva do agronegócio. Tenho certeza que esta edição que inicia hoje será, de novo, sucesso absoluto", apostou a governadora Yeda Crusius.
O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a presença de mais de 50 países na feira, entre eles Polônia, Argentina, França, e Espanha; além de todas as oportunidades que o evento oferecerá ao homem do campo, como em novas tecnologias e conhecimento, que podem ser adquiridos nos mais diferentes ambientes propiciados pela feira, como o Recanto Temático, o Espaço da Natureza, entre outros.
A expectativa é de que mais alguns números sejam superados nesta edição da feira em relação a 2009, como os 170 mil visitantes, e os R$ 357 milhões em negócios. "A Expodireto Cotrijal é a oportunidade de informação para o produtor, para que ele aplique em seus projetos, a fim de fomentar a sua renda e ter melhora de vida no campo", sintetizou o papel da Feira, o presidente Nei César Mânica.