Estudantes e parceiros conheceram a central
A comunidade regional teve a oportunidade de conhecer, na tarde desta segunda-feira (17), a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, a Cinbalagens-ARIA, localizada em Passo Fundo. A central abriu suas portas para mostrar de que forma é feito o recebimento, a triagem e organização para encaminhamento a destinação das embalagens vazias de agrotóxicos, em evento que contou com a participação de associados da central, estudantes e professores.
A programação é comemorativa ao Dia Nacional do Campo Limpo, que visa compartilhar os resultados do Sistema Campo Limpo, a logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos e a correta destinação final das embalagens. Além da visita, a tarde teve brincadeiras, sorteio de brindes e distribuição de lanche.
A Cotrijal foi representada pela coordenadora de Meio Ambiente, Deisi Sebastiani Nicolao, e pelo coordenador do depósito de defensivos e embalagens vazias de Não-Me-Toque, Rodrigo Schwantes. A cooperativa foi uma das primeiras a se juntar à iniciativa da criação da Cinbalagens, para se adequar à legislação que exige o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos. "Com o apoio e a conscientização do produtor e de todos os demais elos que compõem essa cadeia, hoje temos um processo eficiente, com depósitos para recebimento de embalagens vazias na maioria das Unidades que comercializam agrotóxicos, ajudamos a retirar do meio ambiente essas embalagens que poderiam causar danos à fauna, à flora, ao ser humano e consequentemente ao meio ambiente", apontou Deisi Nicolao, lembrando ainda que graças a esse sistema, as embalagens vazias recebem um destino final adequado. "As embalagens tríplice lavadas são destinadas para o processo de reciclagem e as não-laváveis são incineradas".
MEIO AMBIENTE PRESERVADO - O presidente da Cinbalagens-Aria, Valeriano Franciscão, lembrou que pais e escolas têm papel fundamental na conscientização das crianças, futuros agricultores, sobre a importância não apenas da destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos, mas também do uso do equipamento de proteção individual no momento do manuseio das embalagens e na aplicação dos defensivos na lavoura. "Temos que todos fazer a nossa parte para garantir a saúde humana e preservar o meio ambiente", disse.
A diretora-executiva da Cinbalagens-Aria, Sandra Rodriguês, explicou que a central tem capacidade para receber mais de 1.200 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. Em 2014, a expectativa era receber 776 toneladas, mas o volume chegou a 1.158 toneladas. E a quantidade deve crescer em 2015. "Hoje, 94% de todas as embalagens retornam à central e são processadas e enviadas para indústrias de reciclagem ou vão para incineração", informou. Atualmente, a Cinbalagens-Aria tem 105 associados, em 110 municípios.
CONSCIENTIZAÇÃO NA AVENIDA – Também fez parte da programação a distribuição de mudas de árvores e sacolas de lixo para carros na tarde de 17 de agosto, na sinaleira da Av. Brasil com a Sete de Setembro, em Passo fundo, em parceria com os Escoteiros Maragatos.
Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações; em 2014 foram 92 mil. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.