Comitiva foi recebida pela direção da Cotrijal
Um novo grupo de mais de 40 produtores rurais da Província de Entre Ríos, na Argentina, ligados à Cooperativa Agrícola La Ganadera General Ramirez Ltda., visitou, na manhã desta quarta-feira (26), a sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque. No ano passado, nesta mesma época, a Cotrijal já havia recebido comitiva de hermanos interessada em conhecer mais sobre o trabalho da cooperativa de Não-Me-Toque e a realidade dos agricultores do Norte do Estado.
A delegação composta por dirigentes, técnicos e associados foi recebida na Sala de Reuniões pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, e pelo vice-presidente, Enio Schroeder. Mânica falou sobre gestão, citou números e projetos desenvolvidos com o quadro social para fidelizar produtores e manter o jovem no campo. "Estamos felizes por receber uma delegação tão expressiva. Esse intercâmbio é muito importante porque temos atividades similares e o nosso grande desafio é fazer um trabalho permanente para a produção de alimentos", disse. Mânica ressaltou ainda que diante da incerteza do mercado e da economia "o sistema cooperativista é garantia de qualidade de vida, de produção e de segurança".
"Na Cotrijal, o espírito cooperativista é muito forte. O nosso associado se sente seguro. Isso faz toda a diferença", afirmou Schroeder.
O gerente geral da cooperativa La Ganadera, Raúl Alfredo Preisz, agradeceu a forma calorosa como o grupo foi recebido. Para ele, chamou a atenção a organização e o trabalho que é feito junto ao quadro de associados. Quem também saiu satisfeito foi o produtor e líder da cooperativa argentina, Luis Alcides Folmer, que trabalha com gado de corte e grãos em propriedade localizada em Libertador General San Martín. "Eu me sinto em casa na Cotrijal", comentou.
O grupo assistiu ainda a apresentação de vídeo institucional que conta um pouco da trajetória da Expodireto Cotrijal, feira que reúne em um só local os principais segmentos que formam a cadeia do agronegócio mundial. Em 2015, o evento atraiu visitantes de 70 países.
Visita a uma propriedade
Na visita que fez a propriedade de 204 hectares do casal Zenir Nilo Doneda e Marta Doneda, em Mantiqueira, interior de Não-Me-Toque, o grupo pôde esclarecer dúvidas sobre a lavoura. O associado disse ter ficado feliz com a visita dos produtores argentinos, falou da importância de se estabelecer parcerias fortes para tocar os negócios e elogiou a assistência da Cotrijal.
O engenheiro agrônomo Robinson Barboza, que atende a propriedade, falou da forma como são conduzidas as culturas, do plantio a colheita, em especial da soja, que nesta safra teve recorde de produtividade: 76 sacos por hectare.
Um dos filhos do casal, Alexandre, que é engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo, veio especialmente de Santa Maria para recepcionar os hermanos. "Vejo com bons olhos essa troca de informações, principalmente com outros países como é o caso da Argentina, que tem agricultura similar, mas difere um pouco no clima e na forma de aplicar insumos", reconheceu.