Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal lança o Aprendiz Cooperativo do Campo

Cotrijal lança o Aprendiz Cooperativo do Campo
Reunião para alinhar disciplinas do curso
Um horizonte promissor está surgindo para jovens rurais filhos de associados da Cotrijal que querem permanecer no campo. A cooperativa irá desenvolver, a partir de 2016, em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. É um projeto pioneiro no Brasil, que tem como principal objetivo promover a sucessão familiar e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais. As inscrições vão até 10 de setembro e aulas iniciam em fevereiro.

Conforme o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o projeto atende a reivindicação dos associados e busca despertar nos jovens maior interesse pelas atividades rurais, motivando-os a dar continuidade nos negócios da família. "É um modelo focado na profissionalização de pequenas e médias propriedades e que irá proporcionar conhecimentos teóricos e práticos contribuindo para que o jovem seja um empreendedor rural", ressalta.

"O campo oferece ótimas condições de vida, mas desde que o jovem esteja organizado. Ele só vai escolher ficar se tiver renda, motivação e tomar gosto pelo trabalho. Se esse novo momento for bem compreendido pelas novas gerações e pais, será um marco na Cotrijal", afirma o vice-presidente, Enio Schroeder.

A primeira turma será composta de 20 jovens. A escolha dos módulos e conteúdos a serem trabalhados foi alinhada em conjunto pelo Sescoop e Cotrijal. A intenção é preparar os jovens para que possam desenvolver atividades de suporte administrativo para uma melhor gestão e sucessão da propriedade. Ao todo, serão 1.104 horas/aula, com início em fevereiro e duração de 15 meses. As aulas teóricas serão desenvolvidas no Parque da Expodireto Cotrijal. Já as aulas práticas, nas propriedades rurais.

INSCRIÇÕES Para participar do programa, o jovem precisa ser filho de associado da cooperativa, ter idade entre 14 e 18 anos e estar cursando o ensino regular. Interessados devem procurar pelos gerentes e coordenadores administrativos das unidades da Cotrijal até o dia 10 de setembro.