Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Jeito divertido de conscientizar a gurizada

Jeito divertido de conscientizar a gurizada
Apresentação de teatro do Escola no Campo
Nesta terça-feira (22), foi a vez de alunos do 6º ano de escolas dos municípios de Não-Me-Toque, Colorado e Saldanha Marinho, caírem na gargalhada e aprenderem mais sobre a importância do uso correto de agrotóxicos e EPIs e a destinação correta das embalagens vazias. Os estudantes foram contemplados com apresentação de teatro e palestra sobre o tema, dentro do Projeto Escola no Campo. As apresentações começaram na segunda (21) e seguem até esta sexta-feira (25) em outros municípios da área de atuação da Cotrijal.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente e bióloga da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, o Escola no Campo procura trabalhar conteúdos que a criança estuda em sala de aula como preservação do meio ambiente e separação de lixo, através da Cartilha do projeto, mas de uma maneira descontraída. "Muitos deles até nos surpreendem. Fico feliz quando percebo o interesse dos alunos com relação aos temas abordados pelo projeto e acabam levando esse conhecimento para o pai, o tio ou vizinho. Essa é a ideia. Colaborar para que todos tenham uma vida melhor e valorizar o trabalho no campo que é tão importante", ressaltou a bióloga, que ministrou a palestra em Não-Me-Toque. Nos demais locais, as palestras estão sendo conduzidas por agrônomos do Departamento Técnico (Detec) da Cotrijal.
Nesta edição, já foram contemplados com apresentações do Escola no Campo, alunos de escolas dos municípios de Coqueiros do Sul, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto, Ernestina, Tio Hugo e Nicolau Vergueiro. Ao todo, são 13 os municípios da área de abrangência da Cotrijal atendidos pela iniciativa. Estão previstas ainda apresentações para crianças de escolas de Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Mato Castelhano e Carazinho. Implantado em 2002, o Escola no Campo já envolveu mais de 20 mil crianças, sendo uma média de 1,5 mil alunos a cada edição.

Concurso - Os alunos que participam do projeto também são desafiados a elaborar desenhos e frases, mostrando o que aprenderam. Os trabalhos passam por avaliação de uma comissão escolar, que define um desenho e uma frase por escola para participar da final municipal do concurso, que premia os melhores trabalhos. A iniciativa é desenvolvida pela Cotrijal, Syngenta, Secretarias de Educação de 13 municípios da região e Fundação Abrinq.

Calendário (apresentações) Nesta quinta-feira (24) Lagoa dos Três Cantos -às 8h30, no anexo da Sociedade recreativa sempre Unidos. Victor Graeff -às 10h30, no auditório da Escola Leonel Brizola. Mato Castelhano- às 14h, no auditório da Prefeitura.

Sexta-feira(25) Carazinho- às 8h30, 10h, 14h e 15h30 - na EMEF Patronato Santo Antônio.