Na última terça-feira, dia 13 de outubro, o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE), Mauro de Rezende Lopes, recebeu, em Brasília, um prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A homenagem foi feita durante o VII Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos e do programa Desafio 2050.
Na ocasião, o economista do IBRE recebeu o título de "Herói da Revolução Verde brasileira", por suas contribuições para a Revolução Verde no Brasil. Na cerimônia, realizada na Sessão Plenária Especial no Senado Federal e presidida pelo senador Jorge Viana (PT-AC), relator do Código Florestal e pela Senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), uma parlamentar de grande importância para o agro do Brasil. Também foi comemorado o aniversário de 70 anos da FAO.
Segundo os organizadores do evento, Mauro de Rezende Lopes teve papel decisivo na transformação do Brasil nos últimos 40 anos, que deixou de ser importador para tonar-se um dos principais produtores e exportadores de alimentos do mundo. "Essa homenagem deveria ser concedida aos produtores rurais, verdadeiros heróis da Revolução Verde no Brasil e no mundo, aos pesquisadores da Embrapa e os representantes das indústrias de insumos de alta tecnologia", disse o economista.
Fonte: FGV Notícias