Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Seminário incentiva a formação de agroindústrias familiares

Seminário incentiva a formação de agroindústrias familiares O evento integrou dentro a programação da Expodireto Cotrijal, para incentivar esta atividade que agrega valor à produção e auxilia na fixação do homem no campo. Lideranças políticas, agricultores, técnicos e entidades de classe participaram durante toda a manhã, no Auditório da Produção, de debates sobre a legislação, as oportunidades e perspectivas para o setor.

Esteve presente o secretário Estadual de Agricultura, Pesca, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado. O secretário enalteceu a importância da agroindústria familiar e destacou o trabalho da Fetag, que vem investindo no desenvolvimento do setor, e da Emater/RS-Ascar na assistência técnica ao produtor, desde a implantação das culturas até a industrialização. O secretário anunciou ainda mudanças no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que integra os serviços de inspeção municipal, estadual e federal, e que passou por ajustes para flexibilizar o acesso das agroindústrias.

O presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, frisou a importância de iniciativas como a realização do Seminário no momento em que a demanda cresce, em função da nova lei, que obriga a compra de pelo menos 30% da merenda escolar da agricultura familiar. "A agroindústria já gera milhares de empregos no Estado e ganha cada vez mais mercado com esta lei. Por isso é importante neste momento estimularmos e qualificarmos esta atividade", disse

Para a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, o seminário é uma oportunidade de levantar o debate sobre o que as agroindústrias representam na agricultura familiar e discutir os pontos necessários para sua constituição. "Temos uma longa história de êxodo rural e as agroindústrias são, justamente, uma forma de gerar mais renda nas propriedades, agregando mais valor ao que é produzido, de diversificar as atividades e de manter as famílias no campo garantindo a continuidade da agricultura familiar", afirmou. O diretor de produção da Cotrijal, Gelson de Lima, representando o presidente Nei Mânica, disse que o seminário serviria para melhor preparar a todos "para discutir esta questão tão importante para as propriedades rurais".

As palestras foram abertas pelo coordenador estadual do Programa de Agroindústria Familiar da Emater/RS-Ascar, Renato Cougo Santos, que discorreu sobre a legislação tributária, ambiental e sanitária do setor, os passos e os desafios para legislação da agroindústria familiar. A discussão visa incentivar a criação de políticas municipais de apoio à formação de agroindústrias, para que o agricultor possa contar com este auxílio em sua cidade.

Em seguida o assessor de política agrícola da Fetag/RS, André Kuhn Raupp, falou sobre as oportunidades e perspectivas para a agroindústria familiar. Ele frisou a relevância do Seminário como um espaço para a agricultura familiar "e valorização desta diversidade produtiva que temos em nosso Estado".

Pavilhão – Durante o Seminário a diretora técnica da Emater/RS abriu um espaço para comemorar o sucesso das vendas no Pavilhão da Agroindústria Familiar e do Artesanato, que nos primeiros dois dias de Feira ficaram 50% acima das do ano passado. O sucesso do espaço, organizado pela Cotrijal, Emater/RS-Ascar e Fetag/RS na Expodireto, prova o potencial de vendas do setor. Setenta estandes de agroindústrias e 50 de artesanato preservam a cultura local e movimentam a economia com a comercialização de produtos típicos de mais de 40 municípios gaúchos. Apenas na terça-feira (16) foram vendidos R$ 65 mil reais, número significativamente superior aos R$ 42 mil do segundo dia da Expodireto 2009.

Informações Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Patrícia Strelow Jornalista Raquel Aguiar www.emater.tche.br